Ideias para uma escapadinha este Carnaval

São três (ou mesmo quatro) dias de folga devido ao Carnaval. Se ainda não tem planos, fique com algumas ideias de passeios ou eventos que acontecem por estes dias.

Passeios de barco gratuitos no rio Minho

Agora, há passeios de barco gratuitos no rio Minho, ligando as eurocidades Monção e Salvaterra de Miño e Valença a Tui. Estes passeios, que visam promover o património natural, cultural e etnográfico da região, têm a duração aproximada de uma hora e incluem a realização de rotas turísticas que abrangem visitas guiadas aos centros históricos das duas eurocidades. A embarcação, com capacidade para 24 pessoas, encontra-se atracada, de forma alternada, nos cais de embarque de Salvaterra do Miño e Tui. Até 6 de março estará em Tui. Os passeios de barco arrancam às 15h00, sendo necessária uma inscrição prévia, a partir das 13h30, nos quiosques informativos, localizados nos cais de embarque de Salvaterra do Miño e Tui. Nas ofertas em terra, o transporte é efetuado em minibus e comboio turístico.

Comboio histórico volta aos carris da Linha do Vouga

O Comboio Histórico do Vouga volta a circular a vapor entre Aveiro e Macinhata do Vouga, numa edição especial de Carnaval. As viagens, cujos bilhetes estão à venda nas bilheteiras da CP e online, vão decorrer este fim de semana e a 1 de março. "Nesta autêntica e única viagem no tempo, além da icónica locomotiva a vapor CP E214, construída pela Henschel & Sohn, o comboio circulará com uma carruagem Napolitana da década de 30 do século passado, três carruagens históricas de madeira construídas na Bélgica (1908), Alemanha (1925) e em Portugal (1913), nas oficinas do Porto, pelos então Caminhos de Ferro do Estado, e ainda uma carruagem construída no Barreiro, em 1908, e que circulou na Linha do Corgo", descreve a Câmara de Águeda. O comboio parte da estação de Aveiro às 9h00 e chega a Macinhata do Vouga, onde haverá animação musical, às 10h43. Antes da viagem de regresso, que ocorrerá às 12:15 e que inclui uma paragem de 20 minutos em Águeda, está ainda prevista uma visita guiada ao Museu Ferroviário.

Semana gastronómica do bacalhau

A Associação Comercial de Miranda do Douro retoma a Semana Gastronómica do Bacalhau até 6 de março. Oito restaurantes da cidade transmontana têm vários pratos de bacalhau nos seus cardápios. A iniciativa tem como objetivo principal a promoção de um produto que faz parte da tradição gastronómica de Miranda do Douro, com uma procura elevada nos estabelecimentos de restauração locais e com uma diversidade de pratos à base deste peixe.

WOW convida-o a pôr uma máscara

Até 1 de março reina a animação no WOW, em Vila Nova de Gaia, com várias propostas para celebrar o Carnaval. Já este sábado, o bar de vinho Angel"s Share recebe um concerto de forró das 19h00 à 1h00 da manhã. No dia 28, segunda-feira de Carnaval, o Pink Palace está aberto e oferece uma festa de máscaras das 21h00 até à 1h da manhã. Para mais algum rigor histórico, pode fazer uma visita ao museu The Bridge Collection, durante este fim de semana, às 16h00, hora a que a visita é teatralizada para recriar a origem do Carnaval "De Roma a Veneza: Todas as máscaras vão dar ao Museu". Mas há mais. Espreite o site deste espaço em Vila Nova de Gaia e descubra as outras atividades previstas, também para os mais novos. Para melhor entrar no espírito, o WOW convida toda a gente a ir fantasiada e promete recordações para os melhores disfarces.

Um passeio à Serra da Estrela

Apesar de não haver neve, a câmara da Covilhã vai realizar, novamente o Carnaval da Neve até terça-feira. Nesta 70.ª edição do evento haverá um photo walk, que contará com imagens de época, para recordar e dar a conhecer as outras edições. O programa divide-se entre a cidade e a Serra da Estrela e, por isso, as Penhas da Saúde vão receber várias ações de animação, a decorrer no Ice Bar, na pista de gelo Ice Arena e na Pousada da Juventude. Haverá ainda dois espetáculos gratuitos: um, este sábado, no Teatro Municipal da Covilhã, resulta de um trabalho que une a Orquestra Malabares e a Banda da Covilhã; o outro, no domingo, no Pelourinho, é um espetáculo de marionetas musicais. Para dormir, já há muitos hoteis esgotados, mas ainda tem opções, como a Pousada da Serra da Estrela, Covilhã, ou o Hotel da Fábrica, em Manteigas.

Fazer padel em Sagres

Este fim de semana, Diogo Schaefer, atleta de alta competição e treinador de padel do Lisbon Racket Centre, estará no Martinhal Sagres a coordenar várias clínicas de Padel num ambiente descontraído e divertido. É possível aproveitar o fim-de-semana do Carnaval para praticar um dos desportos do momento no cenário paradisíaco de Sagres, com acesso a uma ampla variedade de instalações e serviços para famílias, que inclui piscinas aquecidas, kids club, restaurante e spa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG