Gastronomia: há cinco novas estrelas Michelin em Portugal
No Porto, Lisboa, Alentejo e Algarve há mais cinco restaurantes que passam a integrar o conceituado Guia Michelin.
São mais cinco os restaurantes portugueses que passam a poder ostentar uma estrela Michelin à sua porta e a fazer parte do guia encarnado da Michelin, na edição de 2022.
No Porto o restaurante Vila Foz, liderado pelo chef Arnaldo Azevedo. Em Lisboa o Cura, do restaurante do Ritz Four Seasons, sob a batuta do chef Pedro Pena Bastos. No Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, o restaurante Esporão com o chef Carlos Teixeira. E mais duas estrelas para o Algarve: para o A Ver Tavira do chef Luís Brito e o Al Sud, em Lagos, do chef Louis Anjos, e que está integrado no Clubhouse do hotel Palmares.
Relacionados
Portugal passa assim a contar com sete restaurantes com duas estrelas e, agora, 26 com uma estrela, não tendo existido nenhuma perda de estrelas desde o ano passado (consulte a lista completa no final do artigo).

Chef Carlos Teixeira a receber a estrela verde Michelin pelo trabalho em prol de sustentabilidade no restaurante que lidera, o Esporão, em Reguengos de Monsaraz.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Durante a gala foi anunciado também, e pelo segundo ano consecutivo, as estrelas verdes Michelin - que destaca os restaurantes que estão na vanguarda da gastronomia sustentável. Portugal estreou-se nesta categoria com o restaurante Esporão, em Reguengos de Monsaraz, a receber uma estrela verde e o madeirense Il Gallo D´Oro a receber outra.

Chef Luís Brito, do restaurante A Ver Tavira, a receber a sua primeira estrela Michelin.
© Michelin
"As nossas equipas também observaram que cada vez mais estabelecimentos mostram um maior interesse em oferecer uma cozinha mais preocupada com as questões do meio ambiente e da sustentabilidade. Não podemos se não congratularmo-nos e apoiar este movimento fundamental, ilustrado este ano com a atribuição de uma Estrela Verde a oito novos restaurantes especialmente comprometidos com estes fatores", disse Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias Michelin.
Depois de um ano em que a gala das estrelas Michelin foi exclusivamente virtual, sem público, os cerca de 600 convidados puderam estar presentes no auditório do Palau de les Arts Reina Sofía de Valência para conhecerem ao vivo a seleção de 2022.
Por isso mesmo, ainda antes de dar a conhecer as estrelas do Guia deste ano, a organização chamou ao palco os "estrelados" de 2021 que não puderam estar presentes devido à pandemia, como o chef Ljubomir Stanisic do restaurante 100 Maneiras e o chef espanhol Eneko Atxa que tem uma estrela Michelin no seu restaurante de Lisboa (Eneko Lisboa).

Os vencedores de uma estrela em 2021.
© Michelin
O guia deste ano inclui 1362 restaurantes de Espanha, Portugal e Principado de Andorra, entre os quais encontram-se 11 restaurantes com três Estrelas, 40 com duas Estrelas, 211 com uma Estrela e 284 Bib Gourmand (Portugal tem 41 restaurantes nesta categoria que abarca restaurantes com preços abaixo dos 35 euros por pessoa).
Outra das novidades da noite foi a apresentação de dois prémios especiais, um para jovens chefs, no qual foi distinguido o chef espanhol Mario Cachinero que aos 25 anos está à frente do restaurante Skina, em Marbella, e que tem duas estrelas Michelin. A outra distinção, de Chef Mentor, foi para o também espanhol , natural de San Sebastian, Martin Berasategui que em Lisboa tem o restaurante Fifty Seconds e que há dois anos tem uma estrela Michelin.
O chef espanhol indicou que deve este prémio significa às suas equipas. "Sem elas não seria o que sou hoje". "Num tempo sem universidade para a cozinha, tive a sorte de ter a universidade em casa, a aprender a cozinhar com os meus pais", afirmou o chef com o seu punho cerrado - a sua imagem de marca.

Lista dos restaurantes que com estrelas Michelin em Portugal:
Restaurantes com 2 estrelas Michelin (7 restaurantes)
Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira. Chef Rui Paula
The Yeatman, Vila Nova de Gaia. Chef Ricardo Costa
Alma, Lisboa. Chef Henrique Sá Pessoa
Belcanto, Lisboa. Chef José Avillez
Ocean, Alporchinhos. Chef Hans Neuner
Vila Joya, Albufeira. Chef Dieter Koschina
Il Gallo d"Oro, Funchal. Chef Benoît Sinthon (tem também uma estrela verde)
Restaurantes com 1 estrela Michelin (26 restaurantes)
(NOVO) Al Sud, Lagos, Chef Louis Anjos
(NOVO) A Ver Tavira, Tavira, Chef Luís Brito
(NOVO) Cura, Lisboa, Chef Pedro Pena Bastos
(NOVO) Vila Foz, Porto. Chef Arnaldo Azevedo
(NOVO) Esporão, Reguengos de Monsaraz), Chef Carlos Teixeira (tem também uma estrela verde)
100 Maneiras, Lisboa, Chef Ljubomir Stanisic
Eneko, Lisboa, Chef Eneko Atxa
G, Bragança. Chefs Óscar e António Geadas
A Cozinha, Guimarães. Chef António Loureiro
Largo do Paço da Casa da Calçada, Amarante. Chef Tiago Bonito
Pedro Lemos, Porto. Chef Pedro Lemos
Antiqvvm, Porto. Chef Vítor Matos
Mesa de Lemos, Viseu. Chef Diogo Rocha
Fifty Seconds. Chef Martin Berasategui
Epur, Chef Vincent Farges
Midori, Sintra. Chef Pedro Almeida
Loco, Lisboa. Chef Alexandre Silva
Feitoria, Lisboa. Chef João Rodrigues
LAB by Sergi Arola, Sintra. Chef Sergi Arola
Fortaleza do Guincho, Cascais. Chef Gil Fernandes
Eleven, Lisboa. Chef Joachim Koerper
Vistas (Monte Rei Golf & Country Club, chef Rui Silvestre
Gusto By Heinz Beck, Almancil. Chef Heinz Beck
Vista do Bela Vista Hotel & Spa, Portimão. Chef João Oliveira
Bon Bon, Carvoeiro. Chef José Lopes
William, Funchal. Chef Luís Pestana
filipe.gil@dn.pt