Festival em Alandroal junta música, gastronomia, animação e sustentabilidade
O festival, denominado Soil to Soul Alandroal -- Somos o que comemos, decorre este fim-de-semana no castelo da vila de Alandroal.
Um novo festival que combina música, gastronomia e animação com a sensibilização para a importância da agricultura regenerativa e de uma alimentação saudável vai decorrer em Alandroal, no distrito de Évora, este fim de semana.
Relacionados
"É um festival que tenta conjugar os produtos biológicos que resultam de agricultura sustentável com a música, gastronomia e animação", resumiu esta sexta-feira o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, em declarações à agência Lusa.
Promovido por este município e pela equipa do projeto "Soil to Soul", de Zurique, na Suíça, o festival, denominado "Soil to Soul Alandroal -- Somos o que comemos", vai decorrer, no sábado e no domingo, no castelo da vila de Alandroal.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Segundo os promotores, o evento "junta a gastronomia, música e animação, reunindo chefes, produtores e artistas, numa iniciativa de sensibilização para a educação alimentar e agricultura regenerativa".
"No fundo, conjuga um mercado biológico e chefes convidados", que confecionam "petiscos a preços acessíveis", com "um espaço de conversas sobre agricultura regenerativa e uma alimentação saudável e música e animação", destacou o autarca de Alandroal.
Considerando que o certame vai contribuir para "a valorização dos produtos e cultura locais", João Grilo frisou que serão abordados temas como "a dieta mediterrânica e o equilíbrio com o território, com uma roupagem moderna".
"Há uma componente de construção de novas formas de abordagem e, no fundo, uma preocupação do município em dar suporte a práticas e culturas sustentáveis no concelho e envolver também a comunidade nesse processo", acrescentou.
De acordo com os promotores, o evento, com entrada gratuita, tem como objetivo "promover a importância da regeneração dos solos para uma alimentação saudável como base para um futuro sustentável".
Arte, cultura, gastronomia e música preenchem o programa do festival, com destaque para os concertos da banda Best Youth e do músico de pop analógica Benjamim, além da atuação de dj's.
O evento conta com a presença dos chefes Marlene Vieira, Lídia Brás, Jóssara Martins, João Sá, Vítor Adão e Mateus Freire, com a coordenação de José Júlio Vintém e de Paulo Amado.
O festival conta ainda com artesãos da região e vários oradores, para discussão de temas relacionados com o conceito da iniciativa, de preservação da natureza e promoção de práticas de alimentação saudáveis.