Empenhada em acelerar a eletrificação, o EX90 é o primeiro de uma série de novos modelos 100% elétricos a serem lançados pela Volvo nos próximos anos, tendo como meta tornar-se totalmente elétrica em 2030 e neutra nas emissões de carbono em 2040. Esperado no mercado nos primeiros meses de 2024, em complemento ao XC90 híbrido (que se manterá como PHEV), o novo EX90 conta com alguns atributos de peso, como o requinte a bordo, espaço (sete lugares) e tecnologia muito completa na conectividade e na segurança..Fiel ao design escandinavo, o Volvo EX90 obedece a uma certa linha de continuidade, não efetuando um corte radical com o XC90, mas com proporções bastante elegantes e volumosas, sendo pensado claramente como um familiar versátil. Uma das particularidades do seu desenho passa pela integração de soluções avançadas de segurança no desenho exterior - como é o caso do LiDAR no tejadilho -, numa prova de que a segurança não tem de comprometer a estética, passando quase despercebidos ao olhar..Prestando grande atenção ao fator aerodinâmico, que permite melhorar a autonomia e a eficiência, o novo EX90 conta com alguns detalhes relevantes, como a supressão da grelha dianteira ou os puxadores das portas integrados, num conjunto de soluções que leva este novo SUV a obter um coeficiente aerodinâmico de 0.29 Cd, valor muito interessante para um veículo com as dimensões deste SUV de sete lugares. A juntar às proporções equilibradas, as jantes de até 22 polegadas conferem robustez e musculatura ao design..\u2028O sistema LiDAR será de série no EX90, tratando-se de uma tecnologia de deteção remota que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade podendo detetar peões ou outros obstáculos na estrada até 250 metros de distância, mesmo de noite. Este sistema é visto também como um dos componentes essenciais para a introdução da condução autónoma sem supervisão no futuro, com a Volvo a preparar-se para dar início aos testes de estrada..Definido como um automóvel tecnologicamente "inteligente", o EX90 recorre a uma plataforma eletrónica altamente evoluída desenvolvida para ser capaz de "entender" o condutor e a sua área circundante, podendo também receber novas funcionalidades por via de atualizações remotas. A este respeito, nota para o conjunto avolumado de componentes de segurança, com oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos, radares e o já descrito sensor LiDAR. Todos estes elementos estão conectados com os sistemas centrais e com a tecnologia NVIDIA DRIVE reproduzindo assim, em tempo real, uma visão exterior de 360 graus, para proteger os ocupantes..A bordo, consegue detetar distrações ou problemas de saúde do condutor através de sensores especiais e de câmaras, convertendo os dados em algoritmos para assim evitar qualquer questão com problemas de privacidade. No limite, em caso de doença do condutor, o veículo pode imobilizar-se autonomamente na berma, guiando-se sozinho até lá. Ainda no campo tecnológico, nota para a presença de componentes de ponta com as plataformas Xavier e Orin NVIDIA DRIVE e para o chip Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies para funcionalidades computacionais avançadas. O ecrã central de 14.5" dispõe de sistema operativo desenvolvido em parceria com a Google, integrando funções como o Google Assistant e Google Maps, entre outras..Permite albergar até sete ocupantes num habitáculo altamente sofisticado e com foco também na sustentabilidade graças a muitos elementos reciclados. A bagageira varia consoante a configuração do habitáculo, indo dos 310 litros com a terceira fila de bancos aos 1915 litros com as duas últimas filas rebatidas, com 655 litros de capacidade intermédia..\u2028O EX90 será apenas elétrico, não estando previstas versões com motor de combustão - daí a manutenção do XC90, embora como híbrido plug-in. Na sua versão de lançamento, terá tração às quatro rodas com uma bateria de 111 kWh (107 'úteis') e dois motores elétricos que, na totalidade, serão capazes de disponibilizar até 380 kW/517 CV de potência e 910 Nm de binário na versão Twin Motor Performance AWD. Posteriormente, outra versão, também de dois motores (Twin Motor Ultra AWD), oferecerá uma potência de 300 kW/408 CV e 770 Nm de binário máximo. A opção por uma bateria de grandes dimensões permite-lhe já atingir os 600 km de autonomia, carregando de 10% a 80% em menos de 30 minutos quando ligado a uma tomada de carga rápida até 250 kW. Pode também funcionar como estabilizador da rede elétrica graças à função de carregamento bidirecional..Quando chegar ao mercado nacional, o EX90 terá um preço base de 108.165€ para o modelo Twin Motor Ultra de 300 kW, subindo para os 113.257€ do Twin Motor Performance de 380 kW..pjunceiro@globalmediagroup.pt