Espumante à prova no palácio

Na região onde se produzem mais espumantes em Portugal acontece durante este fim de semana um encontro deste género de vinhos. No Curia Palace Hotel, estarão 36 produtores e mais de 100 referências para provar. Basta comprar o copo.

O universo da Belle Époque inspira tudo o que vai acontecer durante o fim de semana, na Anadia. O Curia Palace Hotel, um palácio do início do século XX restaurado situado na paisagem das vinhas e jardins da Bairrada, recebe o primeiro encontro nacional de espumantes, em que mais de uma centena dos melhores vinhos do género vão ser dados a provar. É o Millèsime.

"Teremos presentes 36 produtores de espumantes de todo o país, com alguns a trazerem duas, três ou quatro referências", anunciou o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio. "Diria que teremos mais de 100 espumantes para provar, de grandes produtores de norte a sul do país, e ainda dois de Espanha", acrescentou em declarações à Lusa aquando da apresentação do evento.

Para o autarca, o Millèsime "vai ser algo que nunca aconteceu em Portugal", uma vez que se reúnem no mesmo espaço "aqueles que produzem os grandes espumantes nacionais". Algo que, segundo Jorge Sampaio, só poderia acontecer na Anadia, em pleno coração da Bairrada, a região onde se produzem mais de metade dos vinhos espumantes nacionais.

"Na Bairrada produzimos entre 60 e 70% dos espumantes nacionais. Anadia, dentro da Bairrada, é o município que tem também à volta de 70% destes produtores", justificou.

Pensado há algum tempo, o evento foi sendo adiado devido à pandemia, mas agora acontece finalmente, com mais produtores do que os inicialmente pensados. "Já temos uma lista de espera para o ano", referiu Jorge Sampaio à Lusa, admitindo que a forte procura por parte dos produtores representa um "bom presságio" para aquilo que a iniciativa pode vir a ser.

Cada produtor terá um espaço próprio para mostra e degustação dos seus espumantes, entre eles as Caves São Domingos, Aliança, Messias, Murganheira ou Raposeira. A entrada no evento faz-se através da compra de um copo, com valor de 10 euros por dia ou 15 euros para os dois dias de visita. No sábado, as portas estão abertas entre as 15h00 e as 22h00; no domingo, o evento fecha às 19h00.

Além do universo dos espumantes, o visitante vai poder usufruir da mostra e venda de iguarias típicas da Região da Bairrada, que harmonizam com espumante: leitão da Bairrada, rojões da Bairrada, ostras, sushi e doces típicos bairradinos como os ovos moles, amores da Curia e morgadinhos.

Para o primeiro dia do evento está programada a iniciativa À conversa com Pedro Guedes, enólogo da Caves Transmontanas e autor do livro Fizziologia - Elaboração dos Vinhos Espumantes segundo o Método Clássico. Terão ainda lugar as provas comentadas Espumantes de Portugal e Espanha, por Luís Lopes, diretor da Grande Escolhas; e Harmonias - Espumantes e Leitão, por Luís Antunes, jornalista e crítico de vinhos e gastronomia.

Para o segundo dia estão previstas duas provas comentadas: Espumantes da Bairrada, por Luís Lopes, e Espumantes e Iguarias, por Luís Antunes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG