É Sovina mas acaba de oferecer um belo presente

A celebrar 10 anos de existência, a marca pioneira de cerveja artesanal em Portugal lançou uma edição especial e limitada com aromas extravagantes de alperce.

Sovina até pode ser um termo alusivo àquele que dá ou partilha com pouca vontade, um avarento, mas no que respeita a cervejas, a marca que leva este nome é bem generosa e, na celebração dos 10 anos de existência, lança uma novidade: a Sovina Tempo Berliner Weisse com Alperce.

Trata-se de uma edição especial e limitada de uma cerveja com sabores de frutas de caroço e carvalho subtil com uma acidez elegante. A marca pioneira de cerveja artesanal em Portugal, agora parte do grupo Esporão, disponibiliza esta versão, envelhecida em barrica de carvalho de vinho branco por 18 meses, fermentada com leveduras selvagens e com pequenos alperces inteiros. Com um rótulo minimalista, tem uma cor turva amarelo-dourado com uma espuma branca e sedosa.

"Para comemorar os dez anos da Sovina, queríamos lançar uma cerveja única e que representasse o passado, o presente e o futuro e então decidimos adicionar alperces inteiros para fermentar um pouco mais e o resultado são aromas extravagantes de alperce com uma sensação de frutas tropicais perfumadas", afirma João Fernandes, Mestre Cervejeiro da Sovina, citado em comunicado.

A história desta cerveja começa com um dos fundadores da Sovina, Arménio Martins, que originalmente produziu uma cerveja de trigo inspirada pelo estilo Weissbier, típica da Baviera. "Era leve, refrescante e com toneladas de sabores de pão de trigo", recorda o especialista. "Mais tarde, o cervejeiro Fábio Torre decidiu envelhecer a cerveja em barricas de carvalho francês e adicionar leveduras selvagens, o que resultou numa cerveja com elegante maturação vínica. Por fim, quando me juntei à Sovina, fiquei emocionado com o que experimentei no barril", acrescenta João Fernandes.

A Sovina Tempo Berliner Weisse com Alperce vem juntar-se, ainda que de forma temporária, às seis variantes da marca: a Lagar, a Trigo, a Amber, a Ipa, a Sout e a Bock. Está disponível na loja online da Sovina e em alguns bares da especialidade.

A marca Sovina nasceu em 2009, com uma loja cervejeira vocacionada para a formação e disponibilização de equipamentos e matérias-primas para produção de cerveja caseira. Só depois de dois anos a elaborar lotes experimentais e a apurar receitas, produziu e engarrafou as primeiras cervejas, utilizando apenas ingredientes naturais. Desde 2018 que a marca faz parte do grupo Esporão, um dos mais importantes ao nível dos vinhos em Portugal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG