Dia do Pai: Sugestões para fazer dele (ainda?) mais moderno
Seja para (finalmente) trazer o seu pai para o século XXI ou simplesmente atualizá-lo, deixamos-lhe algumas sugestões recém-lançadas no mercado.
Em qual dos perfis se encaixa o seu pai? É daqueles que corre à procura do mais recente grito da tecnologia ou fica com tudo mesmo, mesmo até à última - e até já depois de estar meio avariado -, continuando a bradar que a coisa "serve muito bem!"?
Relacionados
Esteja ele de um lado ou do outro da barricada, apostamos que momentos já houve em que ficou sem saber o que lhe dar, fosse Natal ou aniversário. Ou porque ele parece já ter tudo; ou porque independentemente do que se lhe dê, o modelo que ele queria mesmo era sempre outro; ou porque seja o que for que se lhe ofereça parece não agradar, uma vez que o equivalente lá de casa ainda funciona, ou não vê uso para algo novo.
E, chegando ao Dia do Pai, o drama repete-se. Mais um aproxima-se - é já no próximo domingo. Por isso,fizemos uma pesquisa na eletrónica de consumo e reunimos os seguintes exemplos para tentar, simplesmente, dar ideias. E boa sorte!
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
É difícil falhar com um novo telefone
Por muito complicado que seja agradar ao seu pai, dificilmente poderá falhar se optar por um dos dois mais recentes telemóveis topo de gama - acabados de lançar - das duas marcas mais populares em Portugal. Falamos dos Samsung S23 e dos Xiaomi Series 13. Tal como já escrevemos no DN, ambos têm características únicas que fazem deles, mais do que incríveis smartphones, excecionais máquinas fotográficas.
As capacidades de fotografia noturna do Samsung S23 Ultra, que é o modelo que aqui sugerimos (o normal é também bom, mas este é, de facto, excelente) são hoje imbatíveis - e se o seu pai privilegia, por exemplo, astronomia ou, simplesmente, fotografia noturna ou em ambientes de muito pouca luz, este será o modelo para ele. Literalmente, consegue "ver" à noite coisas que nunca pensou. Vale os 1450 euros do preço tabela? Depende da quantidade de fotos que for tirar com ele!
Já a aliança com a mítica Leica da Xiaomi resultou numa experiência de fotografia quase profissional nos telefones da Series 13 - em que temos de sugerir, pela nossa experiência, o 13 Pro. A capacidade de captação de luz do sensor Sony que equipa os aparelhos, mais as lentes da marca alemã e os seus filtros, em aliança com o software da Xiaomi, conseguem reproduzir num telefone uma boa parte do que é fotografar com uma máquina profissional. Se ouviu alguma vez o seu pai falar em Leica, fazer um esforço para gastar os 1400 euros que este aparelho custa pode ser uma boa ideia.
A não ser que ele seja daqueles que só vive de iPhones... Aí não o podemos ajudar, as opções foram escolhidas por si em Cupertino.
Os aparelhos acima são daqueles a que perguntamos: "E chamadas, fazem?" Sendo que há pessoas que, francamente, precisam é exatamente do inverso. Pois é para elas que existe o SPC Fortune 2 4G. Na gíria chamam-se dumb phones a este tipo de aparelhos, mas só o diga ao seu pai se ele (ainda) tiver sentido de humor!

Se o que o seu pai quer mesmo é um telemóvel que só faça chamadas então o SPC Fortune 2 4G é para ele.
Comecemos pela parte mais agradável de todas: o SPC Fortune 2 custa 60 euros. Depois, tem teclas grandes e toque alto, a pensar em quem já não vê e/ou não ouve a 100%. E ainda inclui funcionalidades como ligar e enviar mensagens para números de emergência predefinidos (até cinco) em caso de necessidade.
Por fim, para lhe facilitar a vida (a si), o aparelho é configurável remotamente, via internet.
Um clássico... renovado no pulso
Quem disse que os smartwatches têm de parecer coisas vindas do futuro, ou saídas de um (mau) filme de ficção científica? Muitos fabricantes de eletrónica estão a conciliar o design clássico dos relógios com as funcionalidades mais avançadas dos smartwatches com resultados surpreendentes e, esteticamente, bem agradáveis.

O Xiaomi Watch S1 Pro GL é um smart que se assemelha a um tradicional.
A mais recente chegada ao mercado português é o Xiaomi Watch S1 Pro GL, Com um preço de 330 euros é um completo smartwatch que oferece uma autonomia de 14 dias e um ecrã AMOLED de 1,47 polegadas. Com uma coroa que funciona também como dial para as funções digitais, inclui todas as funções esperadas nos mais avançados smartwatches - podendo escolher-se um mostrador clássico. Custa 330 euros.

O Withings ScanWatch junta funções smart a um relógio tradicional.
Já se a sua maior preocupação com o seu pai é a saúde, sugerimos que lhe compre o Withings ScanWatch. Aqui, a abordagem é diferente: trata-se de um relógio "tradicional" ao qual foram incluídas as mais avançadas funções de monitorização de saúde, reconhecidas por laboratórios médicos europeus, como distúrbios na respiração durante o sono, arritmias, e análise do sono. Por 300 euros e um design clássico com potencialidade para agradar a qualquer homem, este é sem dúvida um excelente presente para qualquer pai que se preocupa consigo mesmo.
Café "à antiga" com todo o requinte
Alguma vez ouviu o seu pai dizer que o café da máquina das cápsulas (seja ela qual for) é bom, mas nada bate o café tirado "a sério"?

A DeLonghi Dedica é tradicional e moderna ao mesmo tempo.
Pois pode resolver-lhe a questão (sem "quebrar o banco") com a DeLonghi Dedica. Uma máquina de café expresso com sistema de cappuccino ajustável (para aquecer o leite no nível perfeito facilmente) que cabe sem esforço em qualquer cozinha - tem apenas 15 cm de largura - e um design elegante, com mecanismo que aquece em 40 segundos e fornece pressão precisa de 15 bar a cada tiragem. Isto entre 200 e 235 euros, consoante a cor escolhida (há 5 possíveis)
E para garantir a moagem perfeita do café poderá juntar, agora ou mais tarde, o moinho da mesma linha, que custa 175 euros. Ou então convencer o seu pai a comprá-lo antes de o convidar para o lanche.... Afinal, não era ele que dizia que o café naturalmente não vinha em cápsulas?!