Citroën C3 eleito Carro do Ano 2025 em Portugal
O Citroën C3 convenceu a maioria dos 18 jurados, sucedendo ao BYD Seal como Carro do Ano 2025 em Portugal. Para lá desse título, o C3 conquistou ainda o troféu de Citadino do Ano com a versão ë-C3 Max. Entre os argumentos invocados pelo júri, para justificar a escolha do C3, surgem palavras como versatilidade, design, qualidade de construção, gama completa e preço competitivo.
Num outro plano e tendo em conta que, desde outubro, o C3 acumulou mais de 5000 encomendas em Portugal - 25% da versão BEV ë-C3 -, pode dizer-se que esta é uma escolha em linha com as preferências do mercado.
O novo C3 estreia uma nova linguagem de design da Citroën, com linhas inspiradas no universo SUV e mais oferta de espaço, conforto e versatilidade quando comparado com as gerações anteriores. Outro dos grandes argumentos deste segmento B francês passa pela oferta mecânica multienergias, com versões 1.2 Turbo a gasolina (100cv) a partir dos 15.240€ e versões ë-C3, 100% elétricas (83 kW / 113 cv, bateria de 44 kWh e mais de 300 km de autonomia), a começar nos 23.300€. Em abril chega a Portugal a versão Hybrid 100 - a partir de 20.450€ -, que a Citroën garante ser capaz de fazer 50% das deslocações em cidade em modo elétrico.
A Renault é outra das grandes vencedoras desta edição, com o Renault 5 E-Tech Iconic a conquistar os prémios Design do Ano e Elétrico do Ano, e o Rafale E-Tech 4x4 300cv PHEV a vencer entre os Híbridos Plug-in.
A Skoda convenceu nas categorias onde o espaço e o conforto mais contam, com a carrinha Superb Laurin & Clement 1.5 TSI PHEV a conquistar o título de Familiar do Ano e o Kodiaq 1.5 TSI PHEV a vencer nos Grande SUV.
Na categoria SUV Compacto, que inclui modelos crossover, o troféu foi para o KIA EV3 Tech.
O Hyundai Ioniq 5N conquistou o título de Desportivo do Ano, sendo o primeiro modelo 100% elétrico a vencer esta categoria e, quem sabe, definindo uma tendência para o futuro. Uma das características mais marcantes do desportivo coreano, a “caixa” E-Shift, recebeu ainda o prémio Tecnologia e Inovação. Trata-se de - em poucas palavras porque o melhor é mesmo experimentar - software que emula ou simula o funcionamento de uma caixa sequencial de 8 relações em veículos elétricos. Este sistema controla a entrega de potência e binário dos motores elétricos do Ioniq 5N, imitando na perfeição todas as sensações das trocas de caixa num veículo com motor a combustão interna.
A organização decidiu ainda atribuir o prémio Personalidade do Ano, a título póstumo, a Paulo Pinheiro. Movido por uma imensa paixão pelo desporto automóvel, Paulo Pinheiro sonhou, planeou e concretizou o Autódromo Internacional do Algarve, inaugurado em 2008. Desde então, o circuito algarvio, por iniciativa e teimosia de Paulo Pinheiro, foi palco do regresso da Fórmula 1 e do Moto GP a Portugal, afirmado-se ainda como local de eleição para testes de diferentes equipas de competição e apresentações de novos modelos de diversas marcas.
O Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal é uma iniciativa do grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso, que conta com um júri composto por 18 jurados, em representação de diversos órgãos de comunicação social, entre os quais o DN.
Vencedores das classes Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025
Citadino do Ano – Citroën ë-C3 Max
Design do Ano – Renault 5 E-Tech Iconic
Desportivo / Lazer do Ano – Hyundai Ioniq 5 N
Elétrico do Ano – Renault 5 E-Tech Iconic
Familiar do Ano – Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
Híbrido Plug-in do Ano – Renault Rafale E-Tech 4x4 300cv Plug-in Hybrid
SUV Compacto do Ano – KIA EV3 Tech
Grande SUV do Ano – Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV
Jurados e Meios do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025
Adriano Oliveira – Jornal de Negócios
António Catarino – TSF
Carla B. Ribeiro – Público
Miguel Dias – Razão Automóvel
José Caetano – E-Auto
José Carlos Santos Silva – Rádio Renascença
Silva Pires – Volante
Miguel Rodrigues – Carros
Paulo Santos – Visão
Paulo Solipa – RTP
Paulo Tavares – Diário de Notícias
Pedro Amante – SIC
Pedro Ramalho – TVI