Chef Alexandre Silva. Cocktail para começar bem o novo ano

A música foi durante muitos anos o objetivo de Alexandre Silva, que cresceu com o sonho de ser saxofonista. Até ao primeiro contacto com o mundo da restauração no seu primeiro estágio, no Hotel Lisboa Plaza.

Depois de estudar Cozinha, Pastelaria e Gestão de F&B na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia, Alexandre Silva foi chef-executivo do restaurante Bocca, em Lisboa.

Ganhou visibilidade junto do público no programa Top Chef, da RTP, que venceu em 2012, e lhe garantiu uma temporada no restaurante El Celler de Can Rosa, em Espanha. Nesse mesmo ano, mudou-se para o Alentejo, onde foi chef-executivo do Alentejo Marmóris Hotel & Spa. Em 2013, regressa a Lisboa com o desafio de chefiar o restaurante Bica do Sapato. Um ano mais tarde, decide criar a sua própria empresa.

Abriu o espaço Alexandre Silva no Time Out Market e, em 2015, decidiu dar um passo importante: abrir o restaurante LOCO que oito meses depois conquista a primeira estrela Michelin - que conserva desde então. Mais recentemente abriu o Fogo, também em Lisboa.

RECEITA

Num shaker, sem gelo, colocar:

Sumo de Lima fresco - 40 ml

Xarope de Salicórnia- 30 ml

Carvão ativado ½ colher de café

Clara de Ovo - 20 ml

Tanqueray Ten infusão de gengibre fresco a baixa temperatura - 50 ml

Erva príncipe - para fumar o cocktail

Chá lima kaffir gaseificado

PREPARAÇÃO

Num shaker, sem gelo, colocar, o gin, o sumo de lima, o xarope de salicórnia e a clara de ovo, bem como a 1/2 c.c. (colher de café) de carvão ativado, agitar tudo por 20 segundos

Em seguida, colocar gelo no shaker e agitar novamente por mais 30 segundos.

Coar tudo para o copo, completar com a soda de lima kaffir e com a ajuda de uma "pistola de fumo" e com um pouco de erva príncipe fumamos todo o cocktail.

De acordo com o chef Alexandre Silva, este cocktail "aparentemente pesado e robusto, revela-se na boca leve e suave, cheio de aromas e sensações. Para ser bebido do princípio ao fim e sentir a evolução à medida que os ingredientes se casam com o fumo".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG