"Calma e focada", Ana Magalhães vence Etapa Norte e Centro

A chef de 26 anos do Six Senses Douro Valley foi a vencedora da terceira e última etapa regional do concurso Chef Cozinheiro do Ano 2022.

Ana Magalhães, do Six Senses Douro Valley, foi esta quarta-feira a vencedora da 3.ª e última etapa regional - Norte e Centro - do concurso Chef Cozinheiro do Ano 2022, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Durante 4 horas e 30 minutos, seis chefes de cozinha disputaram a vitória numa prova onde o desafio era recriar o menu com que se apresentaram na fase de inscrições e que defendia "as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional".

Ana Magalhães , de 26 anos, conquistou o primeiro lugar, depois de apresentar ao júri um menu composto por: Entrada (Escabeche de cavala com amêndoa e ervas), Prato de Peixe (Grão de bico com línguas de bacalhau), Prato de Carne (Cabrito assado com arroz de miúdos) e Sobremesa (Leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão).

"Não estava nada à espera de ganhar a etapa. Nos últimos dias estive bastante nervosa, mas durante a prova consegui estar completamente calma e focada no que tinha treinado", disse Ana, feliz com a vitória.

No concurso, em 2.º lugar ficou posicionada a chef Helena Castro, do Antiqvvm, e em 3.º lugar ficou Carlos Torres, dos Restaurantes Elêbe. Estiveram ainda a concurso Nélson Amorim, do Six Senses Douro Valley, Helena Carvalho, do Terminal 4450, e Rosério Barbosa, do Hotel Prazer da Natureza Resort & Spa.

Nuno Ferreira, sous-chef do Bairro Alto Hotel, venceu a etapa regional de Lisboa e Manuel Pires, do Santa Maria Petiscaria, foi o vencedor da prova em Faro.

A final nacional do concurso terá lugar no final de junho (em data e local ainda por anunciar), na qual os seis aspirantes mais bem classificados nos concursos regionais irão disputar o título de Chefe Cozinheiro do Ano 2022.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG