A sugestão do chef Luís Brito: bacalhau, same e feijão branco
Ingredientes
200 gramas de bacalhau meia cura
130 gramas de feijão branco maduro
100 gramas de couve lombarda
10 gramas de alho
60 gramas de sames de bacalhau
100 gramas de azeite Monte Rosa
30 gramas azeitonas sem caroço
Ingredientes para o molho de bacalhau
20 gramas de presunto
30 gramas de aparas de bacalhau
10 gramas de cebola
5 gramas de alho branco
30 gramas de alho francês
Confeção:
Arranjar o bacalhau em porções, colocar em tabuleiro juntar o alho esmagado, cobrir com o azeite e cozinhá-lo no forno a 65ºC durante cinco minutos.
Confeção do puré de feijão branco:
Cozer uma parte do feijão em caldo de frango, cebola e azeite, assim que "este" estiver bem cozido, mixar na Bimby (ou aparelho similar), passar por peneira fina e reservar.
Confeção:
Realizar um fundo de alho francês, cebola, presunto, alho, aparas e espinhas de bacalhau, suar tudo em azeite, quando tudo bem suado, juntar o caldo onde o bacalhau cozinhou e os sames, deixar ferver lentamente por cinco minutos, adicionar um pouco de natas, deixar ligar, retirar os sames, passar por passador fino e reservar.
Mixar o molho com a varinha magica formando assim uma espuma leve e firme.
Arranjar as folhas de couve, extrair-lhe o talo central, cozinhar em água temperada com sal.
Empratamento:
Dispor o puré de feijão no fundo do prato, dispor sobre este o bacalhau, colocar a espuma, adornar com o sames, as azeitonas e a couve.
O chef Luís Brito aconselha um vinho Quinta da Pacheca grande reserva branco, 2021, para harmonização com a sua receita.
Natural de Santa Clara-A-Nova (Almodôvar), Luís Brito ingressou na Escola de Hotelaria de Faro em 1989. Iniciou a sua carreira profissional como cozinheiro em diversos restaurantes e hotéis do Algarve, até assumir a função de subchef executivo do Hotel Alfamar. Liderou as cozinhas de grupos como o Petchey, o Starwood ou o CS Madeira Atlantic, e foi chef executivo do Hotel Nempanzu, em Angola. Lecionou na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Brasil, em São Paulo. Hoje lidera o seu próprio projeto, o restaurante A Ver Tavira, que em 2021 ganhou a sua primeira estrela Michelin.