7 dias, 7 propostas pelo empresário Carlos Tavares

Cresceu no meio das joias, passou a infância na ourivesaria fundada pelo seu avô em 1922. Ao longo dos anos foi fazendo diversas formações na área da joalharia, sendo um especialista em diamantes reconhecidos por um dos mais importante instituto do mundo, o GIA. Está à frente da Ourivesaria Tavares, desde 1987, partilhando com a irmã a chefia desta empresa familiar centenária. Estas são as suas sugestões para os próximos sete dias

1. Música
Casa da Música, Porto
Domingo, 22 de janeiro

A música é sempre uma boa sugestão, uma linguagem universal que não deixa ninguém indiferente. Este domingo visite a Casa da Música, no Porto, para assistir ao concerto Música Emersiva, pela Remix Ensemble da Casa da Música · Made in Germany. Enno Poppe é Artista em Residência 2023 na Casa da Música. Este ano, a Casa da Música irá fazer uma retrospectiva da obra de Enno Poppe.

2. Joias
Museu do Tesouro Real, Lisboa
Segunda, 23 de janeiro

As peças de joalharia, pratas decorativas, peças religiosas, Ordens Honoríficas e Insígnias Regias, contam muito sobre a História de um país. Estes elementos da Coroa Portuguesa estão reunidos do Museu do Tesouro Real, situado na ala poente do Palácio da Ajuda. Neste espaço estão reunidas várias coleções, distribuídas por 11 núcleos, a minha sugestão para um domingo cultural é que conheça as nossas joias Reais e a forma como nos revelam a História de Portugal ao longo do tempo.

3. Rua
Rua da Junqueira, Póvoa do Varzim
Terça, 24 de janeiro

Sugiro uma caminha por uma das ruas pedonais mais antigas de Portugal, a Rua da Junqueira na Póvoa de Varzim. Os seus 900 metros de comprido eram, em 1792, engalanados por 49 casas do lado esquerdo e 29 do lado direito, todas elas de famílias de pescadores. Com o passar dos anos e depois de algumas reformas, a Junqueira foi-se tornando cada vez mais um lugar de comércio. Tornando-se a mais antiga rua comercial da Póvoa de Varzim, e uma das primeiras ruas pedonais do país, tendo sido proibida a circulação de veículos em 1955. Foi nesta rua que nasceu a Ourivesaria Tavares, e é aqui onde se encontra até aos dias de hoje. Esta é uma rua tão importante para nós, que até inspirou uma coleção de Alta Joalharia.

4. Planear
Bilhetes para espetáculos
Quarta, 25 de janeiro

Muitas vezes acabamos por não ir a concertos ou espetáculos que gostaríamos, por falta de planeamento. Por isso, a minha sugestão é que aproveite a noite de quarta-feira para comprar bilhetes para o próximo espetáculo a que quer assistir. Sugiro o concerto da incrível saxofonista Jéssica Pina, para quem criamos uma joia de mão aquando da Expo Dubai, no dia 28 de janeiro em Pombal. Outra boa sugestão é o concerto do Miguel Araújo, no Casino da Póvoa, no dia 18 de março.

5. Trajes
Museu do Traje de Viana do Castelo
Quinta, 26 de janeiro

O Museu do Traje de Viana do Castelo guarda um enorme tesouro na sua caixa forte, uma coleção de ouro popular, que merece ser conhecida. O ouro foi durante séculos o garante financeiro das famílias da região do Minho. Acumular ouro em casa, em forma de anéis e colares que se tornaram tradicionais na região, fez a História do Ouro Popular. Uma História que pode conhecer com uma visita a este museu e através do livro A Ourivesaria popular no norte de Portugal e a sua vivência em Viana do Castelo, de Rosa Maria dos Santos Mota.

6. Faraós
Museu Gulbenkian
Sexta, 27 de janeiro

Existem poucas civilizações tão fascinantes como a egípcia. Ao longo de milhares de anos os artefactos desta civilização chegaram até nós, criando uma aura de esplendor e fascínio sobre os faraós. Nesta exposição somos convidados a refletir sobre como alguns dos nomes mais conhecidos do Egito Antigo, se tornaram verdadeiras estrelas contemporâneas, inspirando músicas, personagens de cinema e até a moda e joalharia.

7. Aprender
Curso online
Sábado, 28 de janeiro

Parar para aprender é sempre uma boa sugestão, independentemente da idade que temos e até da área de formação. Aconselho o curso online: Pearls, do Instituto GIA. Nesta formação irá aprender mais sobre pérolas. Irá aprender a distinguir pérolas naturais de artificiais, saber mais sobre os processos de tratamento de pérolas, vai aprender a descobrir as imitações de pérolas e saber como pode testar este elemento clássico da joalharia.

filipe.gil@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG