7 Dias 7 Propostas pelo chef João Oliveira
Em 2017 o chef João Oliveira conseguiu a primeira estrela Michelin para o restaurante Vista, e desde então tem mantido a distinção. Este ano o chef de 35 anos foi o primeiro português a ser pré-selecionado para a lista dos melhores chefs do mundo. Enquanto não se sabe o resultado, partilha as suas sugestões para a próxima semana. Tudo, ou quase, relacionado com comida.
1 Carnes
Monchique
Tasco do Petrol
Domingo, 1 de maio
Relacionados

A vila de Monchique é por si especial, um local único e com as suas paisagens deslumbrantes do interior Algarvio, receitas de doçaria e licores que passam de geração em geração, artesanato e verdejantes paisagens infinitas.
Momentos de lazer com a família e amigos.
Aproveitando também para fazer atividades ao ar livre como caminhadas e passeios de bicicleta, que são umas das maiores atrações alem da gastronomia.
Tasca do Petrol, típica do Algarve, bastante conhecida por amantes da gastronomia do interior, carnes ao sal, milhos, cozido de grão ou couve que são todos estes pratos também feitos apenas com produtos locais e produzidos em pequenas hortas e terrenos envolventes. Carne de porco da região, fazem deste local um dos mais visitados por mim.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
2 Marisco
Rei das Praias
Praia dos Caneiros,
Ferragudo
Segunda, 2 de maio

Restaurante na Praia dos Caneiros, Desde 1976 que o "Rei das Praias" se encontra nesta magnífica praia.
Local único e emblemático, oferece uma excelente variedade de peixes e mariscos.
Um local de visita obrigatório, ficamos encantados com a vista e com a possibilidade de experimentar sempre peixes grelhados de imensa qualidade.
Finais de tarde são o que mais me agrada a quando a visita a este local único, o ambiente e um bom cocktail faz toda a diferença.
3. Ostras
Oyster Experience
Vale de Lama, Lagos
Terça, 3 de maio

Visita a uma das mais emblemáticas e excelentes produções de ostras que o Algarve nos proporciona, situada em Vale da Lama, na cidade de Lagos, é possível fazer uma degustação de ostras, beber um bom vinho algarvio e acima de tudo perceber como toda dinâmica do seu crescimento e desenvolvimento ocorre nas nossas águas.
Também a tendo a possibilidade de fazer um sunset dentro do próprio local acompanhado por uma boa garrafa de vinho.
4. ConduçãoRacing School
Autódromo internacional do AlgarveQuarta, 3 de maio

A AIA Racing School oferece umas das melhores experiências aos amantes de condução desportiva e uma aprendizagem segura e exclusiva ao volante de carros espaciais.
Não só na pista do autódromo, como tem também a possibilidade de o fazer no kartódromo.
É uma sensação única em que todas as condições de segurança estão reunidas para esta experiência e não deixo de a fazer assim que posso.
Somo acompanhados de excelentes profissionais, mas mesmo assim não deixamos de desfrutar cada segundo desta experiência e cheia de emoções fortes.
Dias para sempre nos lembrar.
5. Agricultura
Quinta das Castelhanas
Visitas e sessões de yoga
Alvor
Quinta, 4 de maio

A visita habitual ao nosso fornecedor. A Quinta das Castelhanas é uma quinta agrícola familiar com produção de horto-fruticultura, em Alvor. Produzem os melhores produtos locais da época, frescos e cultivados com técnicas orgânicas. A qualidade e autenticidade fazem toda a diferença. É um privilégio a acessibilidade que temos, nesta região, a estes produtores e fornecedores.
Fazendo vários eventos ao longo dos anos como secções de yoga, trabalhos manuais com produtos existentes na quinta e também dia livre para aprender a fazer compotas e várias técnicas como conservação de figo seco, doces e compotas, entre outros. Dai a interação das pessoas ser e é muito especial. É fundamental conhecermos o valor dos nossos produtos locais e prestigiar estes produtores. São parcerias que honramos muito, pois contribuem para o sucesso da gastronomia da região
6. Aprender
Aula de cozinha
Vista Restaurante
Av. Tomás Cabreira 1, Portimão
Sexta, 5 de maio

Os nossos hóspedes têm muita curiosidade em conhecer a cozinha do Vista e sempre que possível organizamos aulas de cozinha privadas. É uma experiência diferente, que nos aproxima dos nossos hóspedes e clientes. Partilhamos as nossas técnicas que estão ligadas ao nosso respeito pelos ingredientes, vegetais e animais.
7. Ler
Souce
Ler livros de cozinha
Sábado, 6 de maio

A literatura da área. É importante, a curiosidade por novas técnicas, texturas, mas também tradições. O processo de criação é instigado pela teoria, que depois se junta à inspiração que nos rodeia. Gosto de investigar e trazer para a cozinha atual, as origens de certos pratos e a sua confeção.
Saber novas formas que posso aplicar aos nossos produtos locais de maneira a me ajudar a os potenciar.
A gastronomia portuguesa é inigualável, desde sempre.
Neste momento estou a ler o livro Souce que são técnicas de molhos e bases.
filipe.gil@dn.pt
Partilhar
No Diário de Notícias dezenas de jornalistas trabalham todos os dias para fazer as notícias, as entrevistas, as reportagens e as análises que asseguram uma informação rigorosa aos leitores. E é assim há mais de 150 anos, pois somos o jornal nacional mais antigo. Para continuarmos a fazer este “serviço ao leitor“, como escreveu o nosso fundador em 1864, precisamos do seu apoio.
Assine aqui aquele que é o seu jornal