7 dias, 7 propostas pelo apresentador e músico Diogo Dias

1. Esplanar
Bahia Beach Club
Praia, esplanada, música e sushi
Avenida Marginal, Caxias
Domingo, 25 de julho

Aconselho aproveitarem os dias de calor e darem um mergulho no mar até para refrescar as ideias da altura que estamos todos a passar. E aproveitar e ir até ao Bahia Beach Club em Caxias. Neste dia a partir das 16h00 há uma roda de samba. Estarem na praia e depois a partir dessa hora ir beber uma cerveja enquanto se ouve samba. Não é com grande confusão, pode ser feito em família ou com alguns amigos. Também se pode almoçar, lanchar, jantar. Sushi - no Fish Fish, um restaurante de sushi pop up dentro do Beach Club -, tex mex, etc. Com a praia em frente é possível alugar um toldo e depois ir para dentro do espaço e comer e ouvir música. Para quem não gosta de samba, e durante a semana - às quartas e sextas e aos sábados há DJ a porem som com vários estilos. Aos sábados há ainda uma banda que toca música popular brasileira, mas também rock.

2. Séries
Underworld Railroad
Streaming
Prime Video
Segunda, 26 de julho

Uma série de que estou a gostar imenso, Underground Railroad, realizada pelo Berry Jenkins, que também realizou o filme Moonlight (2016). Está disponível no streaming da Amazon Prime Vídeo. Confesso que é estranha, mas a fotografia é incrível e a atriz principal, Thuso Mbedu, tem uma interpretação fantástica. É passada na América em tempo de escravatura, mas com uma subversão: no meio daquilo tudo existe uma espécie de comboio dentro da terra que os leva a outras realidades e universos paralelos dentro do mesmo universo da comunidade afro-americana. É uma série pesada mas superinteressante. Para além desta, estou a ver outra que estou a odiar mas que não consigo deixar de ver: Manifest (HBO). Sei que aquilo não me vai levar a lado nenhum, mas tenho que ver. E na HBO o Why Women Kill também é muito bom, tal como a série com a Kate Winslet, Mare of Easttown, é muito boa. E ainda uma série italiana passada em Nápoles nos anos 1950, A Amiga Genial (My Brilliant Friends). Aliás, em breve vou viajar com a minha namorada para Nápoles porque ficámos viciados nessa série.

3. Exposições
Rapture por Ai Wei Wei
Cordoaria Nacional, Lisboa
Terça, 27 de julho

Para este dia sugiro a visita a vários museus. Deixarem o automóvel perto da Torre de Belém e irem a pé ver a exposição Rapture, de Ai Weiwei que está no edifício da Cordoaria Nacional (até 28 de novembro). Depois passar no CCB, no Museu Coleção Berardo, para ver quer as exposições permanentes quer a exposição temporária de André Gomes e Pedro Calapez. Depois ainda passar pelo MAAT que é um dos locais mais interessantes e sempre que lá vou gosto muito das exposições. Sei que neste momento continuam com a exposição X Não É Um País Pequeno, entre outras coisas que merecem sempre uma visita.

4. Guincho
Correr e comprar plantas
Casa da Guia
Peninha e Praia da Ursa
Quarta, 28 de julho

Sugiro uma corrida no Guincho pelo passadiço e acabar na Casa da Guia a comer um bom açaí e a comprar plantas. É um hobby que descobri recentemente e apesar de achar que mato mais plantas do que as que conservo, não desisto. Na Casa da Guia há uma estufa com plantas incríveis que aconselho a irem ver e comprar. Ou então um outro desafio. Irem até à Peninha, deixarem lá o automóvel, correrem até à praia da Ursa, estarem por lá um bocado e darem uns mergulhos e depois o grande desafio: regressar a correr para o carro que ficou na Peninha.

5. Comer
Paco Bigodes
Restaurante mexicano em São Pedro do Estoril
E para sobremesa o For God"s Bake no Mercado de Campo de Ourique
Quinta, 29 de julho


Acho que nesta fase é necessário apoiar a restauração e porque não ir jantar fora? Estou viciado e aconselho um restaurante mexicano em São Pedro do Estoril que se chama Paco Bigotes. É o melhor mexicano que já experimentei em Portugal. Depois do jantar, e se apetecer um doce, porque não ir até ao Mercado de Campo de Ourique e comer um doce no For God"s Bake, com brownies e cupcakes, entre outros doces, muito bons e que é o meu novo negócio?

6. Livros
Meet Me in the Bathroom
Mas também O Fio das Missangas, de Mia Couto e as playlists semanais do Spotify
Sexta, 30 de julho


Sugiro livros, música e redes sociais para esta sexta-feira. Um livro para quem gosta de rock e de música, Meet Me in the Bathroom - Rebirth and Rock and Roll in New York City 2001-2011, de Lizzy Goodman, sobre o rock que ressurgiu no início dos anos 2000, com bandas como Strokes, the Killers, etc. Há muita polémica em torno do livro, porque há quem diga que muitas histórias são mentira. Mas vale a pena ler, sobretudo para quem gosta de rock. Outro livro que sugiro é O Fio das Missangas, de Mia Couto, que são pequenas histórias, mas na forma envolvente como ele escreve e que se lê em poucas horas. E redes sociais. Através do Spotify, alterei a maneira de ouvir música. Com base naquilo que eu gosto de ouvir, o algoritmo do Spotify apresenta-me, todas as sextas-feiras, duas playlists que exploro: o radar de novidades e as descobertas da semana. Os lançamentos que são apresentados às sextas-feiras, e segundo o meu algoritmo, vão para essa playlist. E durante a semana oiço essas músicas.

7.Tutoriais
Da edição de vídeo à fotografia
Aprender coisas novas online
Sábado, 31 de julho

Para sábado sugiro aprenderem alguma coisa online. Hoje em dia está tudo online e há tutoriais sobre quase tudo. Seja para aprender a editar vídeos ou aprender a fotografar e editar fotos. Sugiro fazerem isso. Aliás, pessoalmente estou a tentar aprender, online, mais sobre criptomoedas. Por isso, acho que o sábado é um bom dia para nos cultivarmos em algumas áreas nas quais sempre tivemos algum interesse mas não temos tido tempo para nos debruçarmos sobre o assunto.


As escolhas e sugestões de Diogo Dias, apresentador, músico e empresário

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG