Vida e Futuro
27 janeiro 2019 às 22h53

Washington declara estado de emergência devido a surto de sarampo

O número de casos de sarampo cresceu 30% em 2017 a nível global devido ao número crescente de falhas na vacinação da população.

DN

A confirmação de 32 casos de sarampo - a maioria dos quais em crianças - levou o governador Jay Inslee a declarar estado de emergência no estado de Washington. Do total de pacientes identificados com a doença desde o início do ano, 27 não estavam vacinados.

"O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa, que pode ser fatal em crianças pequenas", disse Jay Inslee, citado pela CNN. Numa declaração pública, o governador alertou para "o risco extremo para a saúde pública, que se pode espalhar rapidamente para outros países".

Até sábado, foram confirmados 31 casos na região de Clark: 21 em crianças dos zero aos 10 anos, nove casos dos 11 aos 18 anos e um caso entre os 19 e os 29 anos. E existe um outro caso a ser investigado em King County, de um homem que viajou recentemente para a zona de Clark.

De acordo com a informação publicada pelos responsáveis de saúde pública da região, dos 31 casos, 27 dizem respeito a pessoas que não foram vacinadas contra o sarampo.

Na semana passada, recorda a CNN, uma pessoa infetada assistiu a um jogo em Oregon, e também estiveram pessoas infetadas no aeroporto, hospitais, escolas, lojas e restaurantes em toda a região de Clark, em Washington.

Entretanto, o Departamento de Saúde do Estado de Washington implementou uma estrutura de gestão de doenças infecciosas, para controlar os aspetos de saúde pública relacionados com o surto. Além disso, o departamento militar também está disponível para prestar o apoio que for necessário.

Em 2018, foram identificados 349 casos de sarampo nos EUA, o que, segundo as autoridades de saúde, está relacionado com a opção de algumas famílias de não vacinar as crianças.

Após 12 meses sem transmissão da doença, o sarampo foi considerado eliminado dos EUA em 2000. Contudo, nos últimos anos assistiu-se a um aumento do número de casos da infeção a nível mundial, associado a um aumento no número de crianças que não são vacinadas.

Em Portugal, por exemplo, foram registados 32 casos suspeitos de sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo, em novembro.

De acordo com a OMS, em 2017 foi registado um aumento de 30% dos casos de sarampo em vários países do mundo devido ao número crescente de falhas na vacinação das populações.