Um miradouro para ver Lisboa, onde não se ouve falar inglês
O título é um exagero, mas apenas porque há estrangeiros que vivem em Lisboa e já conhecem este recanto escondido da capital. O MIradouro de Monte Agudo, nos Anjos, é uma das varandas mais secretas da cidade, por isso, são maioritariamente os locais que aproveitam para descansar os olhos sobre Lisboa a partir daqui.
Escondido entre o Bairro das Colónias e a Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, o miradouro natural foi transformado em miradouro-parque nos anos de 1950. Sofreu uma remodelação em 2009 e continua a ser um excelente local para aproveitar para descansar quer seja durante o dia ou mesmo à noite, para vista noturna da cidade.
Protegido por um parque florestal mantém a frescura mesmo nos dias mais quentes. Além disso, a esplanada do café apela a que se demore por esta colina. É por isso o local ideal para fugir do movimento e do ruído da cidade e mergulhar nas páginas de um livro. E quando se está cansado é só olhar em volta, para a vista que vai do Tejo até às Avenidas Novas, e recuperar o fôlego.
Por ser quase secreto não costumas ter mais do que meia dúzia de clientes em simultâneo. Para o secretismo contribui sem dúvida o facto de até agora, pelo menos, ter consigo manter-se fora dos roteiros turísticos. Também as entradas não são óbvias: a mas visível faz-se pela rua Heliodoro Salgado, a mais discreta pelas escadas na rua Ilha do Príncipe.
Monte Agudo mantém-se assim o local ideal para se ser turista, quando se está cansado dos turistas que têm invadido a capital.