O rei do atum. Dono de cadeia de sushi compra atum por 1,5 milhões de euros

Um empresário japonês, conhecido como "o rei do atum", pagou 1,5 milhões de euros por um atum gigante no leilão de Ano Novo no principal mercado de peixe de Tóquio.

Kiyoshi Kimura, o dono da cadeia de restaurantes Sushi Zanmai, pagou o equivalente a 1,5 milhões de euros pelo atum rabilho de 276 quilos, pescado ao largo da costa da região de Aomori, no norte do Japão. "É o melhor", disse Kimura à imprensa após o leilão que decorreu antes da alvorada.

No ano passado, o empresário bateu todos os recordes, ao comprar um atum rabilho de 278 quilos por 2,7 milhões. Em 2013, a sua empresa também já tinha batido o recorde, mais da metade desse preço, por um atum menor de 222 quilos.

"Sim, é caro, não é? Eu quero que nossos clientes comam muito bem novamente este ano", disse Kyoshi Kimura, cujas compras milionárias fazem dele notícia regular nesta época do ano.

Kimura, empresário que antes se dedicara aos videoclubes, ao karaoke e às refeições para levar - bento - fundou em 2001 a cadeia de restaurantes conhecida pela qualidade, preço acessível e por estarem sempre abertos. Fundou também uma escola dedicada ao sushi, Sushi Gakko.

O tradicional leilão de Ano Novo passou a ser realizado desde o ano passado no novo mercado da Toyosu. Localizado numa zona periférica, substituiu o tradicional mercado Tsukiji que era uma atração turística perto do centro da capital. O mercado fechou em 2018 e está a ser transformado num parque de estacionamento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG