Jovens e famílias ameaçados por jogo através do WhatsApp e Minecraft

Chama-se Momo e pede informações privadas aos jovens que depois utiliza para fazer ameaças a toda a família. Autoridades americanas alertam para os perigos deste sucessor do desafio viral Baleia Azul.

Na mitologia grega, Momo é a deusa que protege escritores e poetas, no entanto ninguém está preocupado com o significado etimológico mas sim com o personagem online que, por via do WhatsApp e do jogo Minecraft, anda a assustar os jovens e os pais dos jovens que estabeleceram contacto com ele. Aí sim, a etimologia funciona, porque Momo em latim (Momus) é a personificação do sarcasmo, de burlas e da ironia, situações que se confundem com a vida real de várias famílias que estão a ser ameaçadas e chantageadas pela personagem virtual.

O que é o Momo? Graficamente, é representado por uma estátua que existe no museu de artistas alternativos, Vannilla Gallery, na capital japonesa e que se assemelha à personagem Samara Morgan dos vários filmes da série The Ring, baseado nos filmes japoneses Ringu, ambos sempre recheados de cenas de terror e de morte e que colocam em perigo pessoas de todo o mundo. Além de utilizar o WhatsApp preferencialmente, também o popular jogo Minecraft serve de ligação ao Momo.

Tão assustador como a série The Ring é agora o Momo, porque depois dos jovens, o público principal, estabelecerem contato com o personagem a partir do seu computador e de lhe irem fornecendo dados pessoais e de toda a família, quem está por trás da figura - dizem que é resultado da inteligência artificial - dá início a uma série de ameaças que andam a assustar muitas famílias.

Nenhum aviso ainda foi feito pelas autoridades para o Momo mas, por exemplo, o blog brasileiro nerdpai (o blog do pai nerd) é muito claro ao avisar que "Momo é o novo desafio que pode colocar em risco crianças e adolescentes" ao revelar que "fotos e videos perturbadores são enviados pelo Momo". Não deixa de quantificar que em 2017 uma grande percentagem de crianças e adolescentes foi vítima de cibercrimes e que cerca de 80% dos pais desconhecem o que os seus filhos fazem na Internet.

A descoberta do Momo deu-se há duas semanas e gerou muita curiosidade por se assemelhar a um outro desafio que se tornou viral na Internet, o jogo da Baleia Azul, que conduzia ao suicídio de jovens. Responsáveis da luta contra o cibercrime dos Estados Unidos deram o alerta para o perigo de a partir do Facebook muitos jovens terem aceitado uma nova amizade, o Momo, a que seguiram várias ameaças e o envio de imagens violentas.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG