Família de orcas foi avistada na costa algarvia

Os mamíferos já foram vistos por pelo menos dois grupos de embarcações de observação de golfinhos
Publicado a
Atualizado a

Uma família de orcas está de passagem pela costa algarvia nesta semana. Os animais foram vistos perto da ilha da Culatra, em Olhão, e perto de Armação de Pera, em Silves. Passageiros que seguiam em embarcações de observação de golfinhos tiveram a oportunidade de ver as orcas quando estas se dirigiam para oeste, percurso que costumam fazer nesta altura do ano.

Na manhã da passada terça-feira, as orcas estavam divididas em dois grupos e foram avistadas a três ou quatro milhas da ilha da Culatra, em Olhão. "Foi único e inesquecível, quer para nós quer para os clientes que tiveram a sorte de testemunhar isto", conta o biólogo marinho Alfredo Rodrigues ao siteNotícias ao Minuto. O biólogo estava a acompanhar uma visita da empresa Formosamar.

Um dia depois, na quarta-feira, cerca de 46 turistas puderam voltar a ver este grupo de orcas perto de Armação de Pera, em Silves. O biólogo marinho da empresa Dream World Tiago Sá, para quem o avistamento destes animais já não é uma novidade, conta que viu cerca de quatro orcas juvenis fêmeas de seis a sete centímetros.

"Elas [as orcas] aparecem mais ou menos duas vezes por ano porque seguem as migrações do atum e nós tentamos chamar a atenção das pessoas, que ficam muito surpreendidas", diz Tiago Sá.

No ano passado, um grupo destes animais foi avistado na Fuseta, no concelho de Olhão, Faro, a 15 de julho.

As orcas são membros da família dos golfinhos. A seguir ao homem, são os mamíferos que ocupam uma maior área geográfica no planeta terra. A sua alimentação é à base de peixe, moluscos, aves, tartarugas, tubarões ou focas. Podem chegar a pesar nove toneladas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt