Estas são as melhores fotografias de vida selvagem do ano

Museu de História Natural Britânico organiza todos os anos um concurso de fotografia profissional e amadora dedicada à natureza

Marsel van Oosten estava de visita às montanhas Qiling, na China, quando encontrou um casal de macacos (Rhinopithecus) a descansar. À luz do sol, a pelugem destes animais fica dourada e contrasta com o verde da floresta. O holandês captou o momento e a imagem valeu-lhe a distinção de "Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano", no concurso anual do Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido.

A imagem "O casal dourado" foi escolhida de entre 45 mil submetidas na edição deste ano, de 95 países.

"Esta é uma imagem tradicional - um retrato. Mas que impressionante, e que animais mágicos. Este é um lembrete simbólico da beleza da natureza e de como ficamos empobrecidos à medida que a natureza é diminuída. Esta é uma obra de arte digna de estar em qualquer galeria no mundo", disse a presidente do júri, Roz Kidman Cox.

Na categoria "Jovem fotógrafo de Vida Selvagem do Ano", Skye Meaker venceu com a imagem "Leopardo descansando". A fotografia foi feita na reserva Mashatu Game, no Zimbabué. Aproximando-se de Mathoja, Skye conseguiu capturar uma imagem pacífica desta criatura majestosa.

"Com composição e timing executados com precisão, obtemos um vislumbre cobiçado do mundo interior de um dos animais mais frequentemente fotografados, mas raramente realmente vistos", disse o jurado do concurso e vencedor de uma edição anterior, Alexander Badyaev.

Percorra a galeria de imagens e conheça as restantes imagens vencedoras do ano por categoria.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG