"Carta a Deus" de Einstein vai a leilão em Nova Iorque

O documento é uma revelação sobre a interpretação do físico sobre a religião. O leilão realiza-se esta terça-feira e pode render cerca de um milhão de euros

A "Carta a Deus" da autoria do famoso físico Einstein vai ser leiloada esta terça-feira, às 19.00 horas (horário de Portugal continental), no Rockefeller Centre, em Nova Iorque.

O texto foi escrito em 1954, um ano antes da morte de Einstein, foi uma resposta do físico ao ao livro "Choose Life: The Biblical Call to Revolt, do filósofo Eric Gutkind, na qual considera que Deus é uma expressão de fraqueza humana e que a Bíblia não é mais do que uma lenda primitiva.

O leilão estará a cargo da Christie's e poderá render um valor a rondar um milhão de euros. A carta representa uma revelação sobre as crenças religiosas de Einstein, que era de origem judaica, mas não acreditava em Deus.

"Deus não é nada para mim senão a expressão do produto das fraquezas humanas e a Bíblia uma coleção de lendas veneráveis mas bastante primitivas", pode ler-se no documento manuscrito por Einstein, que nasceu em 1879 em Ulm, na Alemanha, e morreu em 1955 em Princeton, Nova Jérsia, Estados Unidos.

Esta carta foi descoberta em 2008, altura em que deixou de estar na posse dos herdeiros de Gutkind, tendo ido pela primeira vez a leilão, em Londres, altura em que foi vendida por um valor a rondar os 355 mil euros a uma pessoa não identificada.

Exclusivos