À quinta tentativa, a Space X conseguiu lançar satélite militar

O foguetão Falcon 9 não conseguiu descolar mais cedo por problemas meteorológicos e técnicos

A primeira missão espacial de segurança nacional da empresa SpaceX, de Elon Musk, aconteceu este domingo. Depois de quatro tentativas na última semana para enviar para o espaço um satélite militar de cerca de 500 milhões de dólares, a empresa conseguiu fazer descolar o veiculo espacial do Cabo Canaveral na Florida, Estado Unidos.

Problemas meteorológicos e técnicos impediram o foguetão Falcon 9 de descolar mais cedo.

Este é o primeiro lançamento feito pela SpaceX em pareceria Lockheed Martin, construtora do satélite a serviço do departamento de Defesa dos EUA. A descolagem foi inicialmente planeada para 2014, mas atrasos na produção só permitiram enviar o satélite para o espaço agora.

A SpaceX venceu o concurso para lançar os satélites da Força Aérea dos Estado Unidos depois de acusar este ramo das forças armadas de não promover a livre concorrência entre as empresas de lançamento de foguetões. A empresa do multimilionário Elon Musk ficou encarregue do lançamento de satélites durante 15 anos; o próximo lançamento - do GPS III - está planeado para 2019.

A Space X fez história em 2015, quando laçou um foguetão seu pela primeira vez e conseguiu recuperá-lo depois do veículo espacial ter colocado em órbita 11 satélites. Desde então, este processo de recuperação e reutilização dos lançadores tem-se tornado quase rotina.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG