A aplicação WhatsApp vai bloquear contas de menores de 16 anos na Europa

A função de bloqueio para essas contas está a começar a ser desenvolvida, mas não há qualquer informação disponível sobre como poderá funcionar

A aplicação para telemóvel que permite telefonar e mandar mensagens, vídeos e fotos, utilizando a internet, vai ser em breve atualizada e isso será aproveitado pelos seus responsáveis para introduzir uma nova função de bloqueio de contas de menores 16 anos residentes na Europa, noticia o El Mundo.

A existência de uma idade mínima de utilização deste tipo de aplicações destinadas à comunicação não é algo novo. Na prática está definida internacionalmente para os 16 anos na Europa e para os 13 no resto do mundo, mas na prática não existe uma forma eficaz de controlar essas situações.

O Twitter, por exemplo, solucionou a questão bloqueando de forma automática as contas cujo potencial utilizador inscreva uma data de nascimento posterior a 2007, mas numa aplicação para telemóvel o problema é mais complexo, uma vez que um dado número de telefone pode voltar a ser atribuído a um novo cliente.

Neste momento não se sabe ainda como a WhatsApp, que é propriedade do Facebook, vai solucionar a questão do ponto de vista tecnológico, para poder pô-la em prática, adianta o El Mundo.

A aplicação conta com 500 milhões de utilizadores diários e mais 1500 milhões que a utilizam numa base mensal.

Exclusivos