Ficou em terra após um voo cancelado? Estas empresas querem ajudá-lo a pedir indemnização

Empresas como a AirHelp e o Reclamador "tratam da papelada" para os passageiros aéreos que merecem indemnizações. Saiba como
Publicado a
Atualizado a

Todos os dias há voos cancelados ou atrasados, ou mesmo passageiros que são impedidos de entrar em voos para os quais têm bilhetes. Em muitos destes casos, a companhia aérea responsável pelo incómodo deve uma indemnização aos passageiros afetados, mas o processo moroso de submeter a documentação necessária e, nalguns casos, ir a tribunal para a obter desincentiva muitos passageiros de a procurar.

Agora, porém, multiplicam-se os serviços que ajudam com a papelada. Segundo a lei europeia, uma reclamação pode merecer indemnização mesmo que já tenham passado alguns anos pós o incidente.

Um dos mais conhecidos serviços que oferecem este tipo de apoio é a AirHelp, uma start-up que pretende "tornar a reivindicação de compensações tão fácil e fluida quanto possível", como se lê na sua descrição. O serviço, disponível em português, incentiva o utilizador a introduzir a informação do seu voo no formulário do site ou na aplicação da empresa, e promete mesmo ir a tribunal caso as companhias aéreas se recusem a pagar.

[artigo:5054758]

A AirHelp, não cobra pelo seu serviço a não ser que a reclamação do utilizador seja bem-sucedida, caso em que a empresa fica com uma parte da indemnização a receber. Segundo dados apresentados no site oficial, a indemnização média ganha pelos utilizadores do serviço chega aos 800 euros.

Tal como o AirHelp, o Reclamador.pt só recebe se o utilizador ganhar o processo - caso em que cobra 25% da indemnização, mais IVA. O Reclamador, começado em Espanha, também se oferece para ajudar a realizar reclamações por danos à bagagem.

Para conhecer os seus direitos quando voa, a Deco, organização da defesa do consumidor, disponibiliza um dossier com as indemnizações devidas de acordo com o tempo de atraso, casos de cancelamento ou de overbooking. Dedica ainda uma secção à perda de bagagem.

[artigo:5004462]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt