Volkswagen Passat: a última carrinha num mundo dominado pelos SUV

Volkswagen Passat: a última carrinha num mundo dominado pelos SUV

Modelo regressa apenas na versão Variant e está mais tecnológica que nunca. A proposta mais interessante é a híbrida plug-in com 100 km de autonomia.
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Numa indústria automóvel dominada pelos SUV, uma verdadeira carrinha não renega o passado e continua a ocupar o seu espaço. O seu “reinado” no mercado. Nem que seja numa última aparição, neste formato, a nona geração do VW Passat, que o Motor 24 foi conhecer a Nice, França - e que chegará a Portugal em meados do segundo semestre do ano – apenas contará com uma versão Variant. De forma assumida. Até porque sempre foi esta a carroçaria mais procurada pelos clientes do modelo. Argumentos, como observámos, não faltam nesta evolução, para mais uma “performance” bem sucedida.

O design está mais moderno, sim, embora sem grandes mudanças radicais. Não foi essa a premissa. Mais uma revisão da matéria do que uma revolução estética. Já em relação às dimensões exteriores – e consequentemente interiores – registe-se o facto de este ser o maior Passat de sempre. Com uma distância entre eixos aumentada (2,841 m, ou seja, mais 5 cm), nunca esta carrinha teve tanta habitabilidade, nem ofereceu tanto espaço para condutor, passageiros e malas. Basta olhar para as medidas: 4,917 m de comprimento (mais 14 cm), 1,849 m de largura (mais 2 cm). Só a altura se mantém nos 1,516 m. A bagageira alcança, nesta nova geração, 690 litros (mais 50 do que o antecessor), podendo chegar perto dos 2000 litros, caso se opte por rebater os bancos posteriores.

Reino tecnológico

O habitáculo do VW Passat, elegante e criterioso na escolha dos materiais, é um reino tecnológico. Houve uma evolução enorme nesta matéria – tal como no Tiguan, também apresentado neste evento internacional. Os ecrãs estão maiores, com dimensões de 12,9 polegadas (de origem) ou de 15 polegadas (como opção). Destaque para o novo sistema de head-up display, bastante útil para manter os olhos na estrada e para o ambiente a bordo marcado pela iluminação LED.

Mas não há como classificar a introdução do ChatGPT como um dos pontos mais altos desta geração. “Olá VW! Podes acionar-me as massagens no banco?” – foi o que nos lembrámos de pedir, quando o especialista da marca alemã nos convidou a testar o sistema. Um pedido estranho, porventura, mas haverá muitos outros, já que a Inteligência Artificial veio para ficar e está a evoluir para patamares impressionantes de rigor. Segundo garantem os engenheiros da VW, a privacidade dos utilizadores não estará em causa, já que esta é uma prioridade da marca.

Como carrinha de luxo que é, o VW Passat prima pela suavidade e pelo conforto sentido ao volante – e nos restantes lugares, de resto. São qualidades que assentam – literalmente – na plataforma MQB evo, que estreia, nesta Passat Variant, o eficaz sistema DCC Pro (opcional). Trata-se de uma tecnologia de amortecedor elétrico variável, que permite dosear e controlar os movimentos da carroçaria, através de duas válvulas independentes, de forma a conseguir uma maior estabilidade da condução.

Plug-in, mas não só...

São muitas as opções em matéria de motores. O destaque vai direto para a unidade eHybrid (plug-in) com 272 cv de potência, que esteve disponível para uma pequena experiência dinâmica na apresentação. Trata-se de uma proposta sólida, porventura, a mais apetecível de todas, dada a autonomia anunciada de 100 km (o dobro do antecessor), graças à nova bateria 19,7 kWh. Existe uma segunda versão plug-in com a mesma bateria (e autonomia), mas com uma potência inferior: 204 cv.

Mas nem todas as propostas são híbridas plug-in. Existem outras mais “conservadoras”, a gasolina e Diesel. Entre os primeiros propulsores, temos o 1.5 eTSI (150 cv) e entre os segundos, o 2.0 TDI (122 e 150 cv). Todas as propostas contam com uma caixa DSG, de 6 velocidades no caso das versões eHybrid e de 7 velocidades nas restantes.

34.990 euros para empresas

A nova geração do VW Passat só chegará a Portugal na entrada do segundo semestre, pelo que a estratégica de preços ainda não foi revelada pela marca. Mas sabe-se que a mira está apontada às empresas. Ou não exista já um preço definido para aquelas que queiram adquirir um VW Passat eHybrid de 204 cv: 34 990 euros (mais IVA).

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