Há árvores e telhados arrancados. Tornado provoca danos em Beja e em Campo Maior (c/vídeo)
Um fenómeno meteorológico de ventos fortes provocou, na manhã desta sexta-feira (2), em Beja, vários danos em infraestruturas, telhados e rede de telecomunicações, tendo também arrancado e partido árvores, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.
Segundo a SIC Notícias, existem pelo menos duas casas e um armazém afetados, mas não há desalojados.
"Os estragos são significativos, mas não atingiram zonas habitacionais dessas casas. Atingiram zonas de anexos, que não são parte integrante destas zonas habitacionais", referiu à SIC Notícias o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio.
De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja, António Guerreiro, este episódio ocorreu por volta das 08:00, em Porto Peles, na freguesia de Nossa Senhora das Neves.
Um vídeo partilhado no Facebook mostra uma espécie de "tornado" a arrancar partes do telhado de uma casa, "ao pé do restaurante As Primas", indicou o responsável pela publicação.
Contactado pela Lusa, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou que nas operações de socorro estão envolvidos quatro operacionais dos bombeiros de Beja auxiliados por duas viaturas.
Danos também em Campo Maior
Cinco quedas de árvores, dois desabamentos de estruturas edificadas e uma queda de poste elétrico são os principais danos causados pelos ventos fortes que afetaram também o concelho de Campo Maior, disse fonte da Proteção Civil.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o fenómeno meteorológico de ventos fortes, que ocorreu na freguesia rural de Degolados, no concelho de Campo Maior, distrito de Portalegre, não provocou feridos, nem desalojados ou deslocados.
Além das cinco quedas de árvores, uma delas de grande porte e que provocou danos num campo de futebol, de dois desabamentos de estruturas edificadas e da queda do poste elétrico, a Proteção Civil efetuou ainda duas limpezas de via.
Segundo a mesma fonte, o alerta foi dado pelas 13:10, tendo uma pessoa sido assistida no local devido a um ataque de ansiedade, logo após o fenómeno meteorológico.
Na sequência deste episódio, a Câmara Municipal de Campo Maior ativou hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.