Um pedaço gigante do Havai caiu no oceano
Foi na véspera de ano novo: um enorme pedaço de lava solidificada, com cerca de nove hectares - 90 mil metros quadrados -, colapsou e caiu ao mar no Havai, provocando ondas gigantes e uma chuva intensa de rochas vulcânicas.
Não houve feridos, mas cinco turistas escaparam por pouco: apesar de avisados, perante a perigosidade da situação, acabaram por conseguir entrar na área já vedada pelos guardas do parque nacional dos EUA e tiveram de ser retirados depois, pouco antes da plataforma onde se encontravam colapsar.
O fenómeno aconteceu porque no mar de Kamokuna se forma um delta lávico, ou seja, a lava expelida pela vulcão Kilauea chega ao Oceano Pacífico e solidifica. As quantidades de lava são tais que acaba por formar-se novo terreno, instável mas muito popular entre turistas: na plataforma que agora colapsou, estava até instalado um miradouro de onde era possível admirar a lava vulcânica a deslizar até à água.
[amazon:2017/01/havai_20170104133316]
Num vídeo, publicado nas redes sociais, consegue ver-se o colapso de uma secção da plataforma, que continuou a desfazer-se e a cair para o mar durante a noite.
A área foi temporariamente fechada também porque a lava, ao entrar no oceano, produz uma cortina de ácido hidroclorídrico altamente corrosiva.