Um novo retiro de luxo em Cascais
No antigo Hotel Cidadela, onde ficaram hospedados inúmeros convidados mundialmente famosos, como Samuel Beckett e Vinícius de Moraes, as bandas Iron Maiden e Genesis ou o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, surge agora o Legacy Hotel, de 4 estrelas e a 10 minutos das praias e do centro histórico.
Esta é a terceira unidade da Curio Collection by Hilton em Cascais e o primeiro projeto da imobiliária chinesa Reformosa em Portugal, a qual, para além deste hotel, promoveu nesta mesma zona um condomínio privado com 32 apartamentos e dez townhouses para residência.
Jonas Schuermann, o diretor executivo da Reformosa, explicou durante a cerimónia de inauguração, que a empresária chinesa Ming Hsu visitou Cascais e, quando viu o antigo edifício do Hotel Cidadela, construído na década de 1960, percebeu que o espaço tinha potencial para um novo projeto. “Ela é uma mulher de negócios. Viu as oportunidades e disse: 'este é um bom local'”, disse.
A cerimónia de inauguração do Legacy Hotel contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “Esta é uma das obras que mais acompanhei sozinho. Passava todos os dias aqui e sem expectativas de quando estaria concluída”, disse o autarca, acrescentando que foi com esta intervenção que foi possível requalificar o antigo Hotel Cidadela, vendido e encerrado em 2018 . “Na altura, fomos muito criticados, mas não podemos ficar parados em relação ao achismo que se instala muitas vezes no nosso país”.
Num ambiente intimista e na periferia, o hotel é considerado um “retiro” de luxo. Tem cinco pisos com um total de 59 quartos. Existem 11 tipologias diferentes de quartos, incluindo twin e suites. No primeiro andar, os quartos têm direito a um pátio privado e, no último andar, contam com uma vista para o mar e varanda. O branco, o cinzento, o bege e o dourado são as cores que predominam nos quartos, juntamente com a mobília de madeira e mármore. Todos os quartos tem acesso a Wi-Fi, televisões led, um mini frigorífico e um cofre. Neste hotel, é permitida também a entrada de animais de estimação até 10 quilos.
Com uma decoração que mistura o oriental, o europeu e onde a cor vermelha predomina, a zona de restauração encontra-se no piso 0 com o Ristorante Don Alfonso 1890, com gastronomia e equipa italianas. “Acho que este restaurante tem potencial para o mercado local porque se pode encontrar algo diferente”, considera Jonas Schuermann. O restaurante tem ainda dois pátios.
O hotel inclui uma piscina exterior, um ginásio e um spa. Chamado Legacy Spa by Wake, é neste local que estão disponíveis três salas de tratamento, uma pequena piscina interior aquecida e sauna.
Segundo Jonas Schuermann, a expectativa de ocupação para o mês de maio é de 55% a 60% e para julho, agosto e setembro de 65% a 70%. O projeto pretende captar o público americano e europeu. “Acho que, de momento, a demografia vai ser definitivamente europeia e americana. O facto de estarmos a trabalhar com a Hilton acaba por atrair mais turistas americanos. Nós também vemos que há interesse do norte da Europa, como da Alemanha, Escandinávia, Holanda, França”, acrescenta.
Os preços da estadia variam entre 199 e 256 euros por noite.
De momento, a Reformosa está também com um projeto de apartamentos turísticos em construção - o Legacy by the Sea, em Sesimbra -, que terá 48 unidades, entre elas T0, T1, T2. Estima-se que este esteja pronto dentro de 18 a 24 meses. A imobiliária está ainda de momento a trabalhar noutros dois projetos - um em Almada e outro em Azeitão.