Turista alemão morre num fogo em Ferreira do Zêzere
Homem, com cerca de 40 anos, estava numa caravana, onde terá começado o fogo
Um incêndio na zona de Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, provocou hoje a morte de um turista alemão que estava numa caravana, disse hoje a Proteção Civil.
Em declarações à agência Lusa, o responsável pela Proteção Civil do município de Ferreira do Zêzere, Pedro Mendes, disse que o incêndio começou debaixo de um telheiro, cerca das 03:40, em Vale Serrão, na freguesia de Nossa Senhora do Pranto (Dornes), onde estava estacionada a caravana, com um único ocupante, com cerca de 40 anos.
No local estava também uma carrinha da junta de freguesia da localidade e dois jipes dos sapadores florestais.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Segundo a mesma fonte, o incêndio "terá possivelmente deflagrado no interior da caravana", tendo as chamas alastrado à carrinha de nove lugares, propriedade da junta de freguesia, e às duas viaturas dos sapadores.
"A caravana, a carrinha e uma das viaturas dos sapadores florestais arderam por completo, tendo a segunda viatura dos sapadores ardido parcialmente", acrescentou Pedro Mendes.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém tinha dito esta manhã à Lusa que foi recebido o alerta sobre um incêndio rural na zona de Dornes e que tinha morrido um vigilante do parque de sapadores.
Contudo, mais tarde, o CDOS esclareceu que o fogo "ocorreu na caravana onde estava o turista, na zona de guarda dos equipamentos dos sapadores, tendo-se propagado às restantes viaturas".
O incêndio foi dado como extinto às 04:15.
No local estiveram as corporações de bombeiros de Ferreira do Zêzere, Tomar e Cernache, com 26 operacionais e sete viaturas, a GNR e a Polícia Judiciária.
(Notícia corrigida às 16h30 com novos dados da Proteção Civil)