Vedetas no Google: Star Wars e o leão Cecil lá fora. Por cá o amor

A Google fez contas e encontrou listas para quase tudo

Amor e morte, paixão, glamour, crises (muitas), aventura e tragédia. Podia ser uma lista de ingredientes para uma novela picante e arrebatadora - e de certo modo é, porque estes são alguns dos principais temas subjacentes às palavras e acontecimentos - as histórias - que os internautas de todo o mundo mais pesquisaram em 2015.

Em Portugal não foi muito diferente, embora o entretenimento tenha prevalecido sobre a realidade, e as personalidades públicas mais googladas tenham sido outras. Mesmo assim, há uma coincidência nas pesquisas globais e em Portugal que acaba por não surpreender: Cristiano Ronaldo - quem mais! - foi o futebolista mais googlado. E, como não podia deixar de ser, Messi vem logo a seguir.

Com 897 milhões de buscas, os ataques terroristas de 13 de novembro, em Paris, foram o tema mais procurado pelos internautas a nível global em 2015, mas no polo quase oposto o regresso da saga Star Wars também não ficou mal colocado, dado que os seus quase 155 milhões de buscas aconteceram sobretudo nos últimos dois meses. Para além destes temas, a nível global, a morte do leão Cecil, abatido em julho, no Zimbawe, por um dentista americano em férias, a descoberta de água em Marte ou a crise dos refugiados foram outras das questões que os utilizadores do motor de busca da Google mais pesquisaram.

Por cá, o tema campeão foi o o do amor, e o programa de televisão Desafio Final, também conquistou o top, com Charlie Hebdo, o nome do semanário satírico francês que foi alvo de ataque terrorista em janeiro, a surgir atrás deles. As 50 Sombras de Grey, eis mais um tema muito procurado pelos internautas portugueses, seguido de outros talvez um pouco menos sexys: iPhone 6S e Windows 10.

Quanto às personalidades, além de Ronaldo na categoria de futebolistas, os nomes do ator Nuno Melo, falecido este ano, e do treinador Jorge Jesus, que protagonizou uma das mais polémicas transferências de clube dos últimos tempos, também estão na lista dos 10 mais pesquisado. Ali se encontram também os nomes de Maria Barroso, Manoel de Oliveira, Mariano Gago e Filipa Vacondeus, todos falecidos este ano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG