Tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial aumentam mais de 230% em outubro

Já no Portal da Queixa foram identificadas mais de 1.000 reclamações relativamente a tentativas de fraude onde "é utilizado indevidamente o nome da EDP Comercial".

A EDP Comercial alertou esta terça-feira que as tentativas de fraude a clientes, em que o nome da empresa é usado para cobrar dívidas inexistentes, aumentaram mais de 230% em outubro, face à média dos meses anteriores.

"No último mês, o número de casos de fraudes (ou tentativas) a clientes da EDPC disparou mais de 230%, face à média dos meses anteriores", disse à Lusa fonte oficial da empresa, a quem foram reportados cerca de 200 casos em outubro, face a 120 registados no total do primeiro semestre.

Já no Portal da Queixa foram identificadas mais de 1.000 reclamações relativamente a tentativas de fraude onde "é utilizado indevidamente o nome da EDP Comercial para tentar que os clientes da empresa paguem alegadas dívidas que, na verdade, não têm", explicou a mesma fonte.

"Estas tentativas de fraude têm-se sofisticado, quer pela adulteração de faturas em papel, quer pelo ajuste do texto das mensagens de telemóvel (SMS). Mais recentemente, detetámos também que conseguiram mascarar o nome de quem envia aquele SMS para, alegadamente, parecer da EDP", apontou a empresa.

Relativamente às faturas em papel, têm sido detetados, segundo a elétrica, "casos em que há envelopes desviados e abertos, adicionando-se uma última página na fatura, com uma alegada dívida e uma referência multibanco para pagamento".

Para evitar ser vítima de fraude, a empresa aconselha os clientes a que verifiquem a veracidade da informação recebida, confirmando se a entidade enviada nos dados para pagamento é utilizada pela empresa.

Já no que diz respeito aos SMS, foram detetados "vários números diferentes a praticar esta ilegalidade", sendo possível que, em alguns aparelhos, os números surjam com o nome "EDPC".

"Para tentar minimizar o número de clientes que é envolvido neste esquema, a EDP Comercial está a enviar mensagens de segurança a alguns grupos de clientes que podem estar mais vulneráveis", vincou a empresa, lembrando ainda que "não assina os SMS como EDP ou EDP Comercial", mas sim como "EDPC".

A empresa disse que não tem informação sobre o número total de casos de tentativa de fraude, uma que vez que só consegue ter conhecimento dos que são reportados pelos clientes, podendo até dar-se o caso de haver clientes que pagam sem se aperceberem de que é burla.

A empresa alertou também que as entidades de pagamento que utiliza são 20174 ou 23013, para clientes residenciais, e 12223 e 21196, para clientes empresariais.

Adicionalmente, a empresa assinalou ainda que "não utiliza dados pessoais dos clientes nos contactos com os mesmos", nem "pede dados bancários aos clientes nos contactos com os mesmos".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG