Temperaturas vão aproximar-se dos 40 graus a sul. Quatro distritos sob aviso amarelo

Temperaturas vão aproximar-se dos 40 graus a sul. Quatro distritos sob aviso amarelo

Nos concelhos de Mértola e de Castro Verde, os termómetros devem mesmo chegar aos 40 graus, no domingo.
Publicado a
Atualizado a

Os termómetros vão aproximar-se dos 40 graus em algumas regiões de Portugal, neste fim de semana, o que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar quatro distritos sob aviso amarelo.

O distrito de Faro está sob aviso amarelo por tempo quente entre sábado e domingo, enquanto o alerta para Évora, Portalegre e Castelo Branco é válido no domingo e segunda-feira, anunciou o IPMA.

O distrito de Faro entra em aviso amarelo por "persistência de valores elevados da temperatura máxima" a partir das 12:00 de sábado, até às 21:00 de domingo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Évora, Portalegre e Castelo Branco estão sob aviso amarelo entre as 12:00 de domingo e as 18:00 de segunda-feira.

Ainda assim, é para o distrito de Beja, para o qual nenhum aviso foi emitido, que estão previstas as mais altas temperaturas máximas no território português neste fim de semana. Nos concelhos de Mértola e de Castro Verde, os termómetros devem mesmo chegar aos 40 graus centígrados, no domingo.

Em relação a capitais de distrito, as temperaturas mais elevadas estão previstas para Faro e Beja, que devem atingir os 38ºC no domingo. Nesse mesmo dia, Évora deverá ter 37ºC de máxima e Castelo Branco 35ºC, com 34ºC para Portalegre e Setúbal. Lisboa deve enfrentar 31ºC. Mais fresco ficará o litoral Norte, com 25ºC de previsão para o Porto.

Neste sábado, a Invicta não deve sequer ultrapassar os 20ºC de máxima, tal como Viana do Castelo, com Aveiro a chegar aos 21ºC. Os termómetros subirão mais para o Sul e para o Interior. Acima dos 30ºC, só Castelo Branco (31º), Évora (31º), Beja (33º) e Faro (34º). Neste sábado, aliás, apenas o distrito algarvio estará sob aviso amarelo

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Perante a previsão de temperaturas altas, a Direção-Geral de Saúde recomenda à população um consumo regular de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar, de duas em duas horas.

É ainda desaconselhada a exposição ao sol no horário entre as 11:00 e as 17:00 e pedido especial cuidado com a população idosa, com as crianças e os doentes crónicos, que devem permanecer em ambientes mais frescos e protegidos do sol, segundo as autoridades de saúde.

Junho mais quente do que o normal

Na previsão mensal do IPMA, fica o aviso de que este mês de junho deverá ser mais quente do que a média, prevendo-se “valores acima do normal para todo o território”, nos períodos de 9 a 15 e 16 a 22, com valores superiores em 0.5º a 5°C. No período de 23 a 29 de junho, as temperaturas acima da média ocorrerão apenas nas regiões Norte e Centro, com valores de 0.5º a 1.5°C.

*com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt