Máximas serão mais altas em zonas como Alentejo, interior Norte e Centro.
Máximas serão mais altas em zonas como Alentejo, interior Norte e Centro.Foto: Reinaldo Rodrigues

Temperaturas sobem aos 40 graus esta semana, mas começa com chuva em cinco distritos

Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre devem começar a semana com chuva.
Publicado a
Atualizado a

Cinco distritos estarão sob aviso amarelo esta segunda-feira, 23 de junho, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As zonas são de Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre. O alerta é para o período das 9:00 às 15:00. Estão previstos "aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser sob a forma de granizo, acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento".

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Em todo o país, o IPMA prevê temperaturas máximas irá entre 23 °C e 34 °C, sendo mais elevada no interior e na região Sul. Já a temperatura mínima irá variar entre 13 e 18 °C. A partir de quinta-feira, 26 de junho, o calor intensifica-se. A previsão de máximas a atingir os 40 °C no Alentejo e no interior Norte e Centro nos dias seguintes.

O verão começou oficialmente no Hemisfério Norte no sábado, 21 de junho, com temperaturas elevadas por todo o país.

Máximas serão mais altas em zonas como Alentejo, interior Norte e Centro.
FOTOGALERIA: no primeiro sábado de verão, o dia foi de praia
Máximas serão mais altas em zonas como Alentejo, interior Norte e Centro.
Hotelaria sobe salários para contrariar falta de trabalhadores

Mais de 60 concelhos de nove distritos em perigo máximo

Mais de 60 concelhos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão esta segunda-feira, 23 de junho, em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos, pelo menos, até ao fim de semana.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros, que poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas, em especial no interior e a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro e pequena descida no interior Centro e na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Setúbal) e os 21 (em Portalegre e Castelo Branco) e as máximas entre os 25 (em Aveiro) e os 34 (em Bragança).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt