Temperaturas descem e vão chegar aos 0ºC no interior

A partir de terça-feira, as temperaturas em Portugal Continental descem, estando previsto que a mínima chegue aos 0° C no interior do país. Não se espera a ocorrência de precipitação ao longo desta semana.
Publicado a
Atualizado a

Depois de um fim de semana com "temperaturas agradáveis para a época", o frio vai fazer-se sentir, com os valores dos termómetros a descerem esta semana, sobretudo a partir de terça-feira, chegando a 0ºC no interior de Portugal Continental, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A descida das temperaturas, tanto das máximas como das mínimas, deve-se a um "anticiclone dos Açores, que inicialmente estará localizado a noroeste do arquipélago, mas que irá posteriormente oscilar a sua posição, influenciando o fluxo atmosférico sobre Portugal Continental", explica o IPMA.

O país vai, assim, ser atingido por ar polar "frio e seco" devido à deslocação do anticiclone, como refere à TSF, a meteorologista do IPMA, Patrícia Gomes.

"A situação meteorológica está condicionada por um anticiclone que está localizado a norte do arquipélago de Açores e que se estende até à Península Ibérica. Ao longo do dia de hoje e durante o dia de amanhã, o centro deste anticiclone vai sofrer uma ligeira alteração, deslocando-se para leste-nordeste, e vai posicionar-se de modo a que haja um transporte de uma massa de ar frio desde o Atlântico norte até à Península Ibérica", explica a meteorologista.

Devido à passagem desta massa de ar polar os valores de temperatura "vão ficar dentro do que é expectável para esta altura do ano", acrescenta a meteorologista, referindo que pelo ​​​​menos até ao dia 28 de novembro "não se espera uma subida de temperatura".

"Caminhamos a passo largos para o inverno meteorológico, que vai começar no dia 1 de dezembro", pelo que "é normal que os valores da temperatura sejam baixos e que baixem ainda mais a partir" do próximo mês", adianta a Patrícia Gomes.

A descida das temperaturas, juntamente com o aumento da intensidade do vento, "resultará em desconforto térmico", estando previsto que "em diversas regiões haverá uma sensação de frio ligeiro ou, mais localmente, de frio moderado", diz o IPMA.

A partir de terça-feira, "a temperatura mínima no território continental estará entre 0°C e 7°C no interior do país e entre os 7°C e o 10°C nas regiões do litoral", lê-se no comunicado do IPMA, dando conta de um "descida generalizada das temperaturas", que "deverão estar então em valores normais para a época do ano".

Já as temperaturas máximas deverão variar "entre 9°C e 17°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 13°C e 19°C na região Sul, entre 15°C e 20°C na zona litoral Oeste e entre 16°C e 20°C na zona litoral Sul".

O frio está de volta, mas sem chuva, uma vez que não se espera a ocorrência de precipitação ao longo desta semana.

Diário de Notícias
www.dn.pt