O TCL NXTPAPER 50 PRO estará disponível já este mês.
O TCL NXTPAPER 50 PRO estará disponível já este mês.FOTO: TCL

TCL e Microsoft em parceria para levar IA aos telemóveis com tecnologia NXTPAPER

Acordo anunciado no mesmo dia em que fabricante chinês anuncia dois novos smartphones. 
Publicado a: 
Atualizado a: 

A TCL e a Microsoft anunciaram ontem uma parceria que permitirá ao fabricante chinês de hardware incluir novas funcionalidades de Inteligência Artificial nos seus smartphones, acompanhando assim a tendência do mercado. As novidades serão para já incluídas na série 50 NXTPAPER, igualmente apresentada ontem e, posteriormente, integradas em toda a linha com esta designação - que denomina os aparelhos equipados com os ecrãs com a tecnologia que simula papel e é concebida para proteger a visão dos utilizadores.

As ferramentas disponibilizadas nos novos telefones tiram partido dos serviços “na nuvem” da Microsoft Azure e fazem reconhecimento automático de voz. Isto permite passar a incluir nos telefones o Text Assistant, serviço de tradução, resumo ou reescrita de conteúdos automáticos, e a função de Voice Memo em que a IA ajuda na transcrição de gravações de reuniões, entrevistas, etc.

"Esta funcionalidade capta detalhes vitais e fornece excertos, permitindo aos profissionais concentrarem-se nas discussões sem receio de perderem pontos importantes”, diz a TCL em comunicado. Ainda que parte do processamento destes dados seja feito “na nuvem”, a TCL assegura que “a adesão ao RGPD [proteção de dados] e a outros regulamentos rigorosos garante que todos os aspetos do tratamento de dados do utilizador - desde a recolha ao processamento, armazenamento e eliminação - são transparentes e seguros”.

Como referido, a marca chinesa apresentou também ao público os dois smartphones que incluem IA: o TCL 50 NXTPAPER e uma variante Pro.

A TCL mantém-se fiel ao seu princípio de fazer aparelhos, no máximo, de gama média-alta: mesmo a variante Pro é anunciada com um preço de 350 euros. Aqui destaca-se uma capacidade de armazenamento de 512 GB e uma aposta no melhoramento das câmaras: a frontal (de selfies) tem 32 megapíxeis (MP), bem acima da média do mercado. Já a câmara traseira em ambos os modelos é de 108 MP.

Ambos os aparelhos têm uma interessante funcionalidade, o Horizon Lock, em que os telefones “prendem” digitalmente o horizonte independentemente de “quaisquer alterações de movimento ou orientação”, dizem. A experimentar, num teste...

Diário de Notícias
www.dn.pt