Sonda espacial Juno a dias de chegar a Júpiter e iniciar missão 

Juno entrou esta sexta-feira na zona influenciada pelo campo magnético do maior planeta do sistema solar, cinco anos depois de ser lançada

A sonda espacial Juno aproxima-se, sem contratempos, de Júpiter, depois de ter entrado no seu campo magnético e estar preparada para começar a orbitar o planeta a partir de segunda-feira, informou a NASA.

A Juno entrou hoje na zona influenciada pelo campo magnético do maior planeta do nosso sistema solar, que trava o vento solar procedente do sol, explicou a agência aeroespacial norte-americana.

A sonda Juno foi lançada em agosto de 2011, estando quase a cumprir a viagem de cinco anos até Júpiter, onde ficará para se compreender a formação do grande planeta gasoso.

A sua chegada a Júpiter, a cinco mil quilómetros acima da crista de nuvens, estava já prevista para este mês, para dia 4. Para a NASA, o mais preocupante é o facto de saberem tão pouco sobre o planeta Júpiter, o maior do sistema solar, com mais radiação e com o maior campo magnético. A exploração que a sonda Juno vai fazer é inédita.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG