Sites de promoções oferecem cirurgias low cost
"1.499 euro em vez de 4.670 euro por rinoplastia estética fechada de correção e redução. Harmonize o seu rosto!" O anúncio refere-se a uma clínica em Lisboa e estava ontem disponível num conhecido site de promoções. Trata-se de um desconto de 68% numa cirurgia de correção de deformidades no nariz.
É comum surgirem promoções nas cirurgias estéticas, sobretudo nas mamoplastias de aumento. Mas é preciso ter atenção a quem vai realizar a intervenção e em que condições. Em alguns casos, os baixos preços praticados podem ser um indício de que os procedimentos são efetuados sem o devido controlo médico.
"Se as pessoas que não têm os conhecimentos de um cirurgião plástico praticassem os mesmos preços, as pessoas escolheriam os médicos qualificados", afirma Celso Cruzeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (SPCPRE).
O problema dos atos feitos por não médicos ou por clínicos de outras especialidades não é exclusivo de Portugal. Na América Latina, por exemplo, é ainda mais grave. "Há pessoas que injetaram óleo de coco na face e silicone das casas nos seios", recorda Celso Cruzeiro. No âmbito do Congresso Ibérico de Cirurgia Plástica, a SPCPRE quer alertar a população para que se certifique da formação da pessoa que vai realizar os procedimentos: "Isto não é inócuo. Pode dar problemas. É importante que as pessoas vejam bem aquilo que escolhem."