Sismo de 5,0 na escala de Richter sentido na Madeira

Este abalo foi sentido com mais intensidade no concelho de Câmara de Lobos, mas também nos concelhos de Funchal, Machico, Ribeira Brava e Santa Cruz.

Um sismo de magnitude 5,0 na escala de Richter foi sentido esta quarta-feira no concelho de Câmara de Lobos, na ilha da Madeira, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo teve o seu epicentro a cerca de 35 quilómetros a sul do Funchal e foi registado às 04:32 desta quarta-feira nas estações da Rede Sísmica do Continente.

Este abalo foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Câmara de Lobos.

Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Funchal, Machico, Ribeira Brava e Santa Cruz, na ilha da Madeira.

O IPMA tinha informado anteriormente que o sismo tinha tido uma magnitude de 5,2 na escala de Richter, mas, entretanto, atualizou para 5,0.

A Câmara Municipal do Funchal, informou, em comunicado divulgado às 05:33 que não tinham sido registadas ocorrências relacionadas com o abalo.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

De acordo com o IPMA, a intensidade V da escala de Mercalli modificada significa que o abalo "foi sentido fora de casa, as pessoas são acordadas, pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados, as portas oscilam, fecham-se ou abrem-se, os estores e os quadros movem-se e os pêndulos dos relógios param ou iniciam ou alteram o seu estado de oscilação".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG