Sismo de 4,1 na escala de Richter ao largo de Peniche sentido em Lisboa

Capital tremeu por segundos com abalo. Epicentro a cerca de 80 quilómetros de Peniche

Um sismo de 4,1 foi registado esta sexta-feira a cerca de 80 quilómetros de Peniche, tendo sido sentido em várias zonas de Lisboa, sem causar danos pessoais ou materiais.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera refere que o sismo ocorreu às 12:44 e que o epicentro se localizou a cerca de 80 quilómetros a oeste de Peniche.

Nesta declaração, o IPMA refere que não houve informação de que o sismo tenha sido sentido, mas ao DN chegaram relatos de que o tremor de terra foi sentido em várias zonas de Peniche e de Lisboa, nomeadamente Campo de Ourique e Marquês de Pombal, no que diz respeito à capital.

O IPMA explica ainda que o abalo "foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Mafra e em Lisboa".

Testemunhas ouvidas pela Lusa deram conta de que sentiram o abalo em diferentes locais dos distritos de Lisboa e Leiria.

Em declarações à Lusa, o especialista Jorge Cruz, do IPMA, explicou que "é normal acontecerem estes fenómenos de vez em quando", que decorrem "do movimento da crosta [terrestre]".

Salientando que este "foi um evento só sentido pela população, que não causou danos", o especialista admitiu a ocorrência de réplicas, que serão, contudo, "de intensidade menor".

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 4,1 é considerado ligeiro, de acordo com esta escala.

A escala de Mercalli, que avalia a intensidade, vai até XII.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria informou, pouco depois das 13:00, não ter recebido qualquer comunicação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG