Seis urgências encerradas este sábado e cinco no domingo
Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e Pediátrica estão encerradas este sábado, mais precisamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com as escalas dos Serviços de Urgências do Serviço Nacional de Saúde.
Os dados consultados pelo DN na manhã deste sábado apontam que os serviços estão encerrados no Hospital Garcia de Orta, no Seixal (Obstetrícia e Ginecologia), no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures (Pediátrica), no Hospital Distrital de Santarém (Pediátrica) e no Hospital Santo André, em Leiria (Obstetrícia e Ginecologia).
O pior cenário ocorre no Hospital de Vila Franca de Xira, onde ambas consultas estão suspensas (Ginecologia e Obstetrícia e Pediátrica). A situação fez com que utentes se juntassem em forma de protesto contra o encerramento dos serviços na manhã deste sábado. A manifestação foi convocada pelo O MUSP - Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos na última sexta-feira.
"Essa situação é um ataque à saúde dos utentes, especialmente um ataque à saúde das crianças", declarou à SIC Notícias Nélia Ferreira, representante do MUSP, que organizou o protesto pelo segundo fim de semana consecutivo. "Vamos protestar até conseguir conquistar as nossas reivindicações", prosseguiu Ferreira.
No total, estão abertas 129 urgências em todo o país, 32 no âmbito do projeto-piloto, que obriga as utentes a ligarem para a Linha SNS 24 antes de se deslocarem ao hospital e uma referenciada, no Hospital Amadora-Sintra. No domingo, o serviço volta a funcionar no Hospital Distrital de Santarém, mas mantém-se encerrado noutras cinco cidades.
Os utentes podem contactar o Serviço Nacional de Saúde através da linha SNS 24 (800 24 24 24).