Seis detidos e cinco vítimas de tráfico humano resgatadas em Espanha em operação da PJ e da Guardia Civil
Seis pessoas foram detidas e cinco vítimas foram resgatadas esta quarta-feira, 11 de junho, no âmbito da Operação "Mãos Duras", realizada na zona de Logronho, em Espanha, levada a cabo em conjunto pela Polícia Judiciária e a Guardia Civil de Logronho – La Rioja.
Esta operação deu assim cumprimento a mandados de busca e detenção europeus, emitidos pelo DIAP de Castelo Branco, em articulação com a EUROJUST, e "visou um grupo de cariz familiar que, de forma concertada, vinha recrutando em Portugal, desde há vários anos, pessoas fragilizadas, com carências económicas e em processos de exclusão social", pode ler-se numa nota enviada às redações.
"Ludibriava-as com promessas de emprego bem remunerado, para posterior exploração em trabalhos agrícolas em várias zonas de Espanha. Os suspeitos intermediavam, junto de vários empregadores, o fornecimento deste tipo de mão de obra, mantendo as vítimas controladas, a viver em deploráveis condições de habitabilidade e alimentação, sob constante ameaça e coação, ficando na posse da quase totalidade dos proventos auferidos, através da apropriação do dinheiro que os empresários lhe entregavam para pagamento dos salários", explica o comunicado.
No decurso das diligências desenvolvidas em território espanhol foram recolhidos elementos de prova adicionais, nomeadamente uma pistola de calibre 9 mm, e resgatadas as cinco vítimas, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 25 e os 58 anos.
Duas das vítimas haviam sido sequestradas em Portugal, em finais do passado mês de abril, e obrigadas, mediante ameaça e coação com arma de fogo, a viajar até ao local onde esta quarta-feira foram resgatadas.
Os detidos, com idades entre os 22 e os 54 anos, irão ser presentes à audiência nacional em Madrid, para extradição para território nacional.