SEF andou atrás de imigrantes ilegais em Aveiro

Os inspetores fiscalizaram restaurantes e a zona internacional do Porto Marítimo de Aveiro tendo identificado 20 estrangeiros, sete deles em situação ilegal em Portugal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras realizou um conjunto de ações de fiscalização nos concelhos de Aveiro, Albergaria, Espinho e S. Maria da Feira, para detetar estrangeiros em situação ilegal e eventuais situações de tráfico de seres humanos para exploração laboral.

Segundo o comunicado do SEF, no decurso das fiscalizações efetuadas, na semana passada, em restaurantes, via pública e zona internacional do Porto Marítimo de Aveiro, foram identificadas duas dezenas de estrangeiros, dos quais sete em situação ilegal em Portugal.

Um dos estrangeiros ilegais detetado em Aveiro, foi detido e presente ao Tribunal Judicial de Aveiro que validou a detenção e determinou a condução do detido à fronteira para afastamento imediato do país.
Cinco estrangeiros ilegais foram notificados para abandonar Portugal no prazo máximo de 20 dias, sob pena de serem afastados coercivamente, sendo que três deles circulavam no interface de carreiras internacionais, em Albergaria-a-Velha.
Foi ainda notificado um dos estrangeiros ilegais para comparência no SEF, uma vez que poderá reunir condições para legalizar a sua situação em território nacional.

Das ações realizadas resultou ainda a aplicação de duas contraordenações às entidades empregadoras dos cidadãos estrangeiros ilegais, coimas que oscilam entre os 4.000 e os 20.000 euros.

O SEF adiantou que foram ainda aplicadas três coimas por acesso indevido à zona internacional do Porto Marítimo de Aveiro, com valores entre os 900 e os 2400 euros.

Em águas nacionais, foi detetado um navio referenciado pelas autoridades nacionais e estrangeiras pela prática de tráfico de estupefacientes, tendo sido alertada a autoridade policial competente para as necessárias averiguações e procedimento em conformidade.

Estas ações de rotina contaram com a colaboração do Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro de Vilar Formoso para a troca de informações policiais entre as autoridades portuguesas e espanholas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG