19 março 2018 às 18h26

Ministro da Saúde diz não haver motivo para preocupação

Adalberto Campos Fernandes reitera a importância da vacinação

Lusa

O ministro da Saúde afirmou hoje que "não há motivo para preocupação" em relação ao surto de sarampo detetado na semana passada no Porto que conta com 42 doentes confirmados até agora.

Adalberto Campos Fernandes considerou "pouco racional e sensato" a falta de vacinação das pessoas, assinalando que a vacina continua a ser "uma arma" contra doenças infecciosas como o sarampo.

"É preciso vacinar", insistiu, defendendo a necessidade da "luta contra a ignorância" perante as "evidencias científicas" dos benefícios e da "elevada segurança" das vacinas.

O titular da pasta da Saúde falava aos jornalistas à entrada de uma iniciativa onde participou na Faculdade de Medicina de Lisboa.

O ministro disse "não ter indicação" de que se esteja perante uma nova estirpe do vírus do sarampo, dado haver profissionais de saúde com a doença e que foram vacinados.

Adalberto Campos Fernandes desconhece igualmente se entre os profissionais de saúde infetados há algum pediatra.

O ministro crê que "se entrou na fase de reversão do surto".

O secretário de Estado da Saúde revelou hoje existirem em Portugal 42 casos confirmados de sarampo, todos em adultos, ao passo que o número de casos suspeitos subiu para 117 e abrange "apenas uma criança, de 12 meses".

Dos 42 casos confirmados de sarampo, todos dizem respeito a adultos e existem 39 casos "a aguardar resultados", acrescentou Fernando Araújo, numa conferência de imprensa realizada no Porto para fazer o ponto de situação sobre o surto de sarampo verificado na região Norte.