Santarém consolida-se como destino gastronómico

Santarém consolida-se como destino gastronómico

No mesmo ano em que o restaurante Ó Balcão, de Rodrigo Castelo, recebeu a estrela Michelin, o recém-aberto Deselegante, do chef Rui Lima Santos, promete levar ainda mais amantes de comida à cidade. O DN visitou os restaurantes de Santarém, que recebeu o “Chefs on Fire” com a participação de ambos os profissionais.
Publicado a
Atualizado a

Um calor de mais de 40 graus assolava o asfalto das vielas de Santarém, quando a reportagem do DN adentrou o fresco e acolhedor espaço do restaurante Ó Balcão, do chef Rodrigo Castelo. Numa visita proporcionada pela organização do festival Chefs on Fire, que decorreu na cidade no passado fim de semana, o DN, além do festival, rodou pela alta gastronomia de Santarém, conheceu os produtores locais e os espaços inovadores que começam a atrair mais visitantes à região.

O chef Rodrigo Castelo num momento de convívio no Chefs on Fire

Antes da visita ao premiado restaurante de Rodrigo Castelo, fomos conhecer o recinto do Chefs on Fire, realizado pela primeira vez em Santarém, mais precisamente no Jardim das Portas do Sol. Festival gastronómico que reúne renomados chefs portugueses ao redor do fogo, com pratos focados no churrasco, o evento teve a primeira edição em 2018, sempre com muita comida e programação musical. Desde então, tem sido realizado em diferentes partes de Portugal. Este ano, inclusive, terá uma edição em Madrid no início de outubro.

O chef Rui Lima Santos
A chef Ana Moura

Posteriormente, a organização do festival proporcionou aos jornalistas uma experiência para ficar na memória. Falar do Ó Balcão e do chef Rodrigo Castelo é quase como chover no molhado, especialmente após o restaurante ser premiado com uma estrela Michelin e uma Estrela Verde em fevereiro deste ano. A casa mantém a excelência que lhe proporcionou a mais valiosa das estrelas da alta culinária e a política de defesa do ecossistema que rendeu a Estrela Verde, de gastronomia sustentável.

Com menu focado em pratos de peixe do rio, - mas não só - a degustação no Ó Balcão tem entre seus destaques nas entradas o Coscorão do Rio ao Mar (massa frita recheada, ceviche de atum, gambas e espuma de camarinhas), o Taco de Malaguetas com Javali e o Siluro com Açorda de Algas e Berbigão nos pratos principais. A casa trabalha sempre com ingredientes locais, o que tanto orgulha o chef, que, afirma, não pretende abrir um restaurante fora dali.

O Coscorão do Rio ao Mar do Ó Balcão

No dia seguinte, conhecemos a horta de onde o chef adquire alguns dos ingredientes para o restaurante: a Landscape Farm, localizada no Casal da Cruz, a 20 quilómetros de Santarém. Com 24 hectares, o espaço conta com uma produção totalmente biológica comandada por Mário Hilário, que nos recebeu na quinta. A Landscape Farm é das maiores hortas bio de Portugal, vende os produtos para o Ó Balcão e outras duas lojas e cabazes da cidade. Foi possível aos jornalistas fazerem uma pequena feira da semana por ali também.

Ainda houve espaço para mais uma visita, desta vez ao restaurante Deselegante. O sítio mal completou um mês e há quem viaje de propósito para a cidade para conhecer a casa. “Ajuda também por ser um ponto de paragem, muita gente que vai do norte ao Algarve, para em Santarém para comer”, conta o chef Rui Lima Santos, natural da cidade e que após três anos no Oh Vargas! optou por abrir o seu próprio espaço.

Com uma cozinha que reúne ingredientes locais e um menu que a princípio conta com pratos comuns das tascas mais tradicionais, o Deselegante põe os dois pés na inovação, mas “sem querer chegar ao fine dining”, como revela o chef. O conceito do restaurante lembra casas lisboetas como o Velho Eurico e a Taberna do Albricoque, que conquistaram o público nos últimos anos pelo mix despojado - ou deselegante - visto na decoração e na confeção de pratos típicos com outras técnicas ou ingredientes.

No menu do Deselegante, alguns pratos variam com o que os fornecedores do restaurante tiverem de melhor em cada dia. Na nossa visita, tivemos sorte: o peixeiro trouxe corvina, a estrela de um arroz caldoso que se tornou um dos pontos altos da refeição. O chef Rui trabalha bem com arroz caldoso, algo que já havia mostrado no dia anterior, na sua participação na abertura deste Chefs on Fire, quando elaborou o prato acompanhado de entrecosto, a componente do churrasco.

Torricado de Vitela com Parmesão
Arroz caldoso
Massada de Lulas e Camarão

Escabeche de Coelho, Torricado de Vitela com Parmesão e uma cremosa Massada de Lulas e Camarão, feita com o caldo dos frutos do mar e emulsionado na manteiga, foram outros dos pratos que renderam uma refeição de respeito no Deselegante. Um fim de semana gastronómico em Santarém está longe de ser uma má ideia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt