Revista de imprensa. O vídeo do vice do Chega para grupo supremacista e o alegado travão às contas bancárias da Spinumviva
Leonardo Negrão

Revista de imprensa. O vídeo do vice do Chega para grupo supremacista e o alegado travão às contas bancárias da Spinumviva

Veja os destaques da imprensa desta segunda-feira, 10 de novembro.
Publicado a

Os vistos para fundadores de startups são menos de 500 em cinco anos, destaca o Público esta segunda-fera, 10 de novembro, dia em que arranca a Web Summit, em Lisboa, que deverá receber cerca de 70 mil pessoas. Diz o jornal que, apesar do aumento recorde de autorizações de residência em 2023 — ano em que o total nacional disparou 130% —, o regime destinado a imigrantes empreendedores manteve-se praticamente irrelevante.

O Expresso avança que o Pedro Frazão, vice-presidente do Chega, enviou mensagem em vídeo para o congresso do grupo supremacista Reconquista, que considera "aliado" do partido. Segundo o jornal, o deputado do Chega saudou o trabalho do grupo, que considera um aliado e "uma das casas da direita cristã patriótica em Portugal".

O Jornal de Notícias escreve que o governo não sabe o que fazer aos oito milhões de euros cobrados aos supermercados. Em causa, a falta um despacho de dois ministérios para distribuir a receita da taxa sobre os lucros excessivos.

O Correio da Manhã destaca que foi libertado falso fisioterapeuta indiciado por violar um doente. O homem de 49 anos, que está a ser julgado por caso semelhante, estava em preventiva e foi agora solto com apresentações, diz o jornal.

O CM avança ainda que Luís Montenegro trava consulta publica às contas bancárias da Spinumviva. Segundo o jornal, as contas bancárias à ordem do primeiro-ministro estão inacessíveis à consulta pública nas declarações de rendimentos que entregou à Entidade para a Transparência, em abril e maio de 2025. O gabinete de Luís Montenegro afirma que “é totalmente falso que alguma vez tenha sido pedida a oposição ao acesso público aos valores das contas à ordem do primeiro-ministro”. E reafirma que Montenegro opôs-se ao acesso público a dados referentes à Spinumviva, firma da família fundada por si em 2021 e passada aos filhos em março último.

No Diário de Notícias destacamos que portugueses e estrangeiros lotam hotéis no Natal e fim de ano com preços a subir até 15%.

Revista de imprensa. O vídeo do vice do Chega para grupo supremacista e o alegado travão às contas bancárias da Spinumviva
Leia aqui o DN desta segunda-feira, 10 de novembro

O Negócios escreve na primeira página que as explicações do Governo sobre cortes a Saúde não convencem. Traz ainda uma entrevista ao presidente do Porto de Sines, Pedro do Ó, feita em parceria com a Antena1, que diz que serão investidos mais de 90 milhões de euros num novo cais que poderá ter utilização civil e militar. "Esperemos que não seja para uma utilização belicista, mas temos que estar preparados para isso", refere.

O Eco traz uma entrevista ao ministro da Economia, na qual Castro Almeida diz que o ministro das Finanças, Miranda Sarmento, que a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência iria libertar cerca de 300 milhões de euros dos empréstimos da bazuca, porque os investimentos não ficariam prontos a tempo. Uma folga que Joaquim Miranda Sarmento poderia utilizar na elaboração da proposta de Orçamento do Estado para 2026.

Diário de Notícias
www.dn.pt