Revista de imprensa. Elevadores da Glória e do Lavra sem inspeção da autoridade de segurança
Leonardo Negrão

Revista de imprensa. Elevadores da Glória e do Lavra sem inspeção da autoridade de segurança

Leia aqui os destaques da imprensa nacional e internacional deste sábado, 6 de setembro.
Publicado a
Atualizado a

conquisA queda do ascensor da Glória, em Lisboa, continua nas primeiras páginas do jornais portugueses. Os ascensores da Glória e do Lavra não foram inspecionados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que funciona no âmbito do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), ao contrário do que acontece com os elevadores da Bica e o de Santa Justa, titula esta manhã o jornal Público na manchete. Desde 2020 que a lei não obriga o IMT a fiscalizar os ascensores, embora o tenha feito no caso da Bica e Santa Justa "num gesto de boa vontade e colaboração com a Carris", explica o diário. Até 2020, o IMT estava obrigada a supervisionar elevadores sem sistema de tração próprio, que é o caso da Bica e Santa Justa, enquanto os da Glória e Lavra têm motores incorporados.

O Jornal de Notícias dá destaque ao facto de metade dos licenciados estar em teletrabalho. O número médio de dias de trabalho em casa está baixar desde a pandemia de covid-19, explica o jornal, mas continua a ser muito relevante entre os trabalhadores mais qualificados. Dados do Instituto Nacional de Estatística relativos ao segundo trimestre deste ano mostram que dos quase dois milhões de trabalhadores empregados em Portugal com um curso superior, cerca de metade (46%) estava em teletrabalho.

Na primeira página do Correio da Manhã é a história do empresário Pedro Martins, que matou a mulher no hospital onde estava internado na sequência de um surto psicótico, que domina. O antigo presidente do Felgueiras levou uma arma de fogo para o hospital e assassinou a mulher que o acompanhava durante a noite.

O destaque fotográfico para vai a queda do elevador da Glória e para a informação confirmada ontem pelas autoridades, de que o pai da criança alemã de três anos afinal sobreviveu à tragédia e está internado no Hospital de S. José. A mãe continua no Hospital de Santa Maria e já recebe visitas.

Na imprensa desportiva o destaque vai para o ciclismo, com João Almeida a conquistar o mítico Angliru e a discutir a Vuelta com Vingegaard. "João brilha nas alturas", titula a A Bola. "Bota lume até ao topo" é o título de O Jogo, que diz que o "fantástico" João Almeida supera Vingegaard no Angliru e reforça segundo lugar na Vuelta. Já o Record tem como título "Monstro!" e cita o ciclista a dizer "foi dos dias mais marcantes da minha carreira".

Na imprensa internacional, os espanhóis no El País e El Mundo dão destaque a nível interno ao arranque do ano judicial no país, envolto em tensão, e externamente à ameaça de Putin de atacar tropas europeias na Ucrânia.

As questões internas dominam também a primeira página do britânico The Guardian, com o primeiro-ministro Keir Starmer a tentar conter os efeitos políticos do escândalo que levou à demissão da sua vice, Angela Rayner.

Na primeira página do New York Times pode ler-se uma análise sobre o regresso do "departamento de Guerra" pela administração Trump. "Não é apenas nostalgia. É uma mensagem", escreve o jornal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt