Banca de jornais e de revistas
Banca de jornais e de revistasLuís Manuel Neves /Global Imagens

Revista de imprensa: as doenças graves detetadas pelo teste do pezinho e o bónus nas pensões

Veja os principais destaque da imprensa nacional e internacional desta quinta-feira, 7 de agosto
Publicado a
Atualizado a

Com a vitória do Benfica na pré-eliminatória da Liga dos Campeões a fazer parte de todas as primeiras páginas dos diários generalistas nesta quinta-feira, 7 de agosto, o Jornal de Notícias revela em manchete que o "teste do pezinho deteta doenças graves em quase três mil bebés".

No Público, o principal destaque vai para o facto de o Governo empurrar a reforma das finanças municipais para depois das autárquicas. Crise política e eleições voltam a adiar reforma pedida por autarcas. Governo só negoceia nova Lei das Finanças Locais com a próxima Associação Nacional de Municípios, que atualmente é presidida pela socialista Luísa Salgueiro, escreve o jornal.

Já no Correio da Manhã, a manchete é dedicada às pensões com bónus de IRS que começam a ser pagas a partir de amanhã. A aplicação de menos retenções vai subir os valores da prestação.

No Diário de Notícias, o título principal de primeira página dá conta de que o PS já fechou 13 coligações autárquicas, mas fica aquém daquilo que queria. Leia mais aqui:

Banca de jornais e de revistas
Leia aqui o DN desta quinta-feira, 7 de agosto

Entre os outros destaques das primeiras páginas de hoje, podemos encontrar temas como as fraudes científicas que estão a crescer (Público), um capitão da GNR que importou cocaína entre peles de animais (JN), a nova reforma laboral que arrisca aumentar o trabalho precário (Correio da Manhã) ou o último adeus a Jorge Costa, histórico jogador do FC Porto e da seleção portuguesa (vários jornais).

Nos desportivos: “Ivanovic deixa água na boca”, titula A Bola sobre a vitória do Benfica, enquanto o Record prefere um trocadilho com o nome do adversário das águias: “Tudo numa Nice”. “Abraço Eterno”, escolhe O Jogo, destacando a última homenagem ao Jorge Costa.

Nos económicos, o Jornal de Negócios escreve que o “Governo afasta o regresso do IVA reduzido ao ar condicionado” e destaca ainda que os “irmãos Martins estão de saída da Martifer”, na sequência da OPA lançada pela Visabeira. No Jornal Económico, o principal título de primeira página é sobre a legislação do mercado de trabalho. “Lei laboral desprotege quem não trabalha”

A nível internacional, os principais destaques dividem-se entre as negociações sobre o conflito russo-ucraniano, a situação em Gaza e ainda a guerra tarifária lançada pelos EUA no comércio mundial.

No Brasil, tanto a Folha como o Estadão, principais jornais de São Paulo, dão conta de que o presidente brasileiro, Lula da Silva, vai propor uma resposta conjunta às tarifas de Trump no seio do BRICS - grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia e China (que deram origem ao acrónimo original BRIC).

No Reino Unido, o The Daily Telegraph destaca a polémica em torno da proposta do primeiro-ministro Keir Starmer sobre um aumento de impostos e também a perspetiva de negociações próximas entre Trump, Putin e Zelensky sobre a guerra na Ucrânia.

Em Espanha, o El País lembra que entram hoje em vigor as tarifas impostas por Donald Trump a dezenas de países. “Trump inaugura nova ordem comercial com mais ameaças”. Presidente norte-americana dispara até 50% o agravamento à Índia devido à sua compra de petróleo russo.

No El Mundo, são os laços entre o Governo de Pedro Sánchez e a China que fazem manchete. “China estende aliança com Sánchez para influenciar a Justiça”, titula, lembrando que Espanha é o único grande país da EU que extradita cidadãos chineses e de Taiwan, apesar de o regime de Pequim não respeitar os direitos humanos. No catalão La Vanguardia, “Trump e Putin planeiam reunir-se para acabar com a guerra na Ucrânia”.

No Wall Street Journal, de novo as tarifas: “Trump impõe tarifas de 100% à entrada de chips, a menos que as empresas invistam nos Esados Unidos”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt