É difícil produzir um carro hoje como foi o Renault 4 — ou simplesmente a 4L — dos anos 1960 em diante: um símbolo de liberdade daqueles tempos, um carro que era de cidade e ao mesmo tempo adaptado ao mundo rural, a qualquer estrada, versátil, durável e simples de conduzir..O mundo automóvel reinventou-se. Hoje, a eletrificação traz consigo uma afirmação de sustentabilidade, traz valores sociais como naquele tempo a 4L — que vendeu mais de oito milhões de unidades em 30 anos, o maior sucesso comercial da marca francesa — também os trazia, ainda que diferentes..Mas agora a pergunta é se um Renault 4 se reinventa? Ou se podem existir dois R4 separados no tempo, mas iguais no que prometem? .Foto: Pixabay.Foto DR.Com o Renault 4 E-Tech, bem ao estilo retro-futurista, a marca quer contribuir para a democratização dos carros 100% elétricos na Europa. Este modelo está para o Renault 5 E-Tech como está o Captur para o Clio: mais alto e mais espaçoso. Enquanto o novo Renault 5-Tech pisca o olho aos clientes mais citadinos, o 4 E-Tech será uma espécie de evangelizador dos elétricos, que espera converter um público-alvo mais vasto, incluindo famílias jovens. .Com uma bagageira capaz de acomodar 420 litros e um acesso bastante baixo – é possível até sentarmo-nos com a mala aberta –, o novo R4 será uma referência dos modelos do segmento B, com toda a sua versatilidade em rebater os bancos e ganhar espaço em diversos compartimentos. E para os mais aventureiros em estradas com pior piso, o conforto não será comprometido com uma maior distância ao solo e o sistema de controlo de tração Extended Grip. .A plataforma AmpR Small, a mesma do Renault 5 E-Tech, é tão versátil que permite que dois modelos como estes possam ter características diferentes de condução, sem comprometer a estabilidade e a funcionalidade. Além de que, com a função One Pedal – que permite uma condução em cidade praticamente usando apenas o pedal do acelerador apenas, porque ao levantar o pé o carro desacelera e regenera a bateria ao mesmo tempo – alcança uma autonomia de até 400 km, anuncia a marca. .Com duas motorizações à escolha, o 4 E-Tech irá oferecer, num nível básico, um motor de 120 cv alimentado por uma bateria NMC de 40 kWh, com autonomia de até 300 km. Na versão mais potente, será equipado com um motor de 150 cv associado a uma bateria NMC de 52 kWh, que alcança até 400 km de autonomia. A bateria mais pequena poderá ir até 80 kW e a maior até 100 kW. O carregamento bidirecional, que permite acumular carga e injetá-la na rede ou carregar outros equipamentos, como uma bicicleta elétrica ou uma trotinete, por exemplo, é uma das grandes novidades que este modelo apresenta. .Este carro assume também o compromisso da marca francesa de construí-lo na Europa – o veículo será montado em Maubeuge, o motor na fábrica de Cléon e a bateria, a partir de março de 2025, em Douai. E toda a cadeia de fornecimento de peças estará localizada a curta distância, para garantir mais competitividade na região e menor pegada de carbono no transporte. Por seu lado, a Renault anuncia um esforço no aumento de componentes recicláveis, que no caso do R4 chega aos 88,6% – e, no fabrico, utiliza 26,4% de materiais de economia circular. .O grande desafio do 4 E-Tech foi desenhar a inclinação da parte traseira para manter a ligação à 4L, com as proporções exatas, e garantir a melhor aerodinâmica do veículo, explicaram em Paris, aos jornalistas, os responsáveis pelo design..É um carro muito compacto, com 4,14 metros de comprimento, distância entre eixos de 2,62 metros para aumentar o espaço interior, largura de 1,80 e altura de 1,57 metros. Com um capô bastante horizontal e tejadilho em lona, com abertura que permite aos passageiros do banco de trás gozar plenamente da vista, a silhueta deste novo modelo 100% elétrico não engana nas parecenças com o irmão mais velho, dos anos 1960. Mas claro, foi totalmente modernizado. A grelha frontal, construída num só bloco, é torneada por iluminação e até com o pormenor do logótipo da Renault iluminado também. Atrás, a iluminação tenta recriar a do modelo original, mas desta vez em LED. Um outro pormenor interessante é que este modelo não esquece os protetores de para-choques, que neste caso são amovíveis..Por dentro, os saudosistas que esperavam ver neste modelo o seletor de velocidades da velhinha 4L não vão encontrá-lo. Na verdade, o tabliê é totalmente inspirado no original, mas numa versão tecnológica, bem contemporânea com os novos modelos elétricos de automóveis, com dois ecrãs, de 10 polegadas, sensivelmente, com um conjunto de aplicações da Google. Ainda sem previsão de preços, a Renault aponta a chegada ao mercado do 4 E-Tech para o segundo semestre de 2025.