Recorde. Maior onda de que há registo ocorreu no Atlântico Norte

O recorde anterior estava nos 18,275 metros e tinha sido registado a 8 de dezembro de 2007

A maior onda de que há registo (medida por boias) ocorreu entre a Islândia e o Reino Unido e foi registada a 4 de fevereiro de 2013, por boias no Atlântico Norte.

A onda tinha 19 metros, segundo o anúncio da Organização Meteorológica Mundial (OMM), e foi registada a uma latitude de 59° N e longitude de 11° O. Seguiu-se à passagem de uma frente fria muito cavada sobre a área, que gerou ventos muito fortes.

O recorde anterior estava nos 18,275 metros e tinha sido registado a 8 de dezembro de 2007, também no Atlântico Norte. A altura é a distância entre a crista e a cava de uma onda.

"Esta é a primeira vez que medimos uma onda de 19 metros. É um recorde notável", disse Wenjian Zhang, da OMM. "Sublinha a importância das observações e previsões meteorológicas e oceânicas para garantir a segurança da indústria marítima e para proteger as vidas de tripulações e passageiros", acrescentou.

Zhang salientou ainda a importância de ter registos extensos e de qualidade para compreender as interações entre o estado do tempo, atmosfera e oceano.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG