Realidade virtual chega à PlayStation em outubro. Por 400 euros

Sony anunciou a data de lançamento do aguardado acessório PlayStation VR. E é mais barato do que a concorrência
Publicado a
Atualizado a

A consola de jogos mais vendida no momento, a PlayStation 4, vai ganhar este outubro um acessório de realidade virtual. A data de lançamento dos óculos PlayStation VR foi oficialmente anunciada esta terça-feira, bem como o preço - 399,99 euros.

O gadget era esperado, não se sabia era para quando (ou por quanto). Dúvidas que ficaram esclarecidas na conferência para programadores de jogos que se realiza em São Francisco, EUA.

[youtube:cw6x80Qdzak]Vídeo promocional da Sony com algumas potencialidades do sistema

Inicialmente batizado Projeto Morpheus (a Sony optou posteriormente por um nome mais comezinho) os óculos de realidade virtual ligam-se a uma qualquer consola PlayStation 4. Mas para funcionarem precisam que se disponha da câmara própria da consola (o que muitos utilizadores não têm), o que faz o seu custo subir cerca de 75 euros. Também é conveniente possuir-se os controladores Move, para usufruir da experiência total.

Mesmo com estes acréscimos, a PlayStation VR será uma alternativa mais barata do que a concorrência. O Oculus Rift será comercializado também este ano com um preço base de cerca de 600 euros. A HTC irá igualmente lançar um sistema deste género, batizado Vive, que terá um custo de cerca de 800 euros (valores ainda não confirmados para Portugal). E tanto o Oculos como o Vive necessitam, para funcionar, de um PC potente - grosso modo, de uma máquina de mais de mil euros.

A parte técnica: Os óculos PlayStation VR são equipados com dois ecrãs OLED de 5,7 polegadas, capazes de uma resolução total de 1920x1080 (o que representa 960x1080 para cada olho). A velocidade de refrescamento é de 120 ou 90 Hz, com uma latência de 18 milissegundos e um campo de visão de "aproximadamente 100 graus", segundo a apresentação desta terça-feira. Os sensores integrados (que incluem nove LEDs) permitem ao sistema rastrear os movimentos dos jogadores a 360 graus.

Para as famílias, há uma característica que irá agradar: o sistema criará para os jogos duas imagens, uma para a realidade virtual e outra para a televisão, permitindo assim jogar em grupo ou acompanhar na TV o que o jogador está a fazer no universo "imersivo".

Entre os jogos compatíveis com esta tecnologia, deverá surgir uma versão especial de Star Wars: Battlefront. Também Eve: Valkyrie, Robinson: The Journey e Wayward Sky são títulos já anunciados.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt